Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Não é segredo que o WhatsApp, assim como muitos outros aplicativos, reduz a qualidade das imagens. Embora possamos configurar a qualidade do envio como automática, melhor qualidade ou economia de dados há algum tempo, nem mesmo a opção mais avançada nos livra da compressão. E, claro, isso pode ser um problema em tempos em que as câmeras de nossos celulares podem ultrapassar os 100 megapixels e até mesmo tirar fotos com grande detalhamento.

Então, percebemos que, a menos que estivéssemos dispostos a usar certos truques, o WhatsApp não era a melhor alternativa para enviar imagens em alta qualidade. Isso está começando a mudar. Após meses de testes em beta, o aplicativo desenvolvido pela Meta finalmente está lançando um recurso que oferece a possibilidade de melhorar a qualidade de fotos específicas antes de enviá-las. Embora ainda haja alguma compressão, devemos obter resultados melhores.

Como enviar imagens de alta qualidade pelo WhatsApp

A novidade vem diretamente de Mark Zuckerberg. Como podemos ver no vídeo, agora podemos tocar no ícone "HD" antes de enviar uma imagem. Isso abrirá um ajuste que nos permitirá escolher entre duas opções: qualidade padrão ou a nova qualidade HD. No exemplo compartilhado pelo empresário, escolher a primeira opção envia a imagem em 1365 x 2048 pixels e a segunda em 2000 x 3000 pixels, um aumento significativo em termos de resolução acompanhado de menor compressão.

Como podemos observar, a opção de qualidade padrão continua sendo a predefinida. Isso ocorre porque o WhatsApp quer que o compartilhamento de imagens continue rápido e eficaz em condições em que a conectividade móvel pode variar. De qualquer forma, se enviarmos uma imagem em alta qualidade, todos no chat saberão que escolhemos essa opção, pois estará acompanhada da etiqueta "HD". E, assim como o restante das mensagens, elas serão protegidas pela criptografia de ponta a ponta.

A implementação deste novo recurso acaba de começar, mas pode não estar disponível imediatamente no seu telefone. A empresa diz que será disponibilizada globalmente "nas próximas semanas". Se você quer recebê-la o quanto antes, uma boa alternativa é manter seu aplicativo atualizado através da Google Play ou App Store. E, se você é um entusiasta e não tem medo de experimentar versões em desenvolvimento, vale mencionar que a função já está disponível nas versões beta 23.11.0.76 para iOS e 2.23.12.13 para Android.

sobre
o mesmo tema