Ana Serra Editora-Chefe
No Purebreak desde 2013 - quando tudo era mato! Ariana, com ascendente em Sagitário, é perfeccionista, criativa e ama inovar com o time.
Mesmo depois de completar mais de uma década do seu lançamento, a saga "Crepúsculo" continua arrastando uma legião de fãs saudosos por aí, seja pelos longas ou pelos livros escritos por Stephenie Meyer. E, pra matar um pouco essa saudade e lembrar dos velhos tempos, trouxemos aqui curiosidades dos bastidores dos filmes da história que você provavelmente não conhecia!

Uma saga que marcou toda uma geração não pode deixar de ter boas histórias de bastidores, não é verdade? Pelo menos não tem nada mais justo que isso, né? E é claro que com "Crepúsculo" não foi diferente, principalmente porque, no decorrer de cinco filmes, alguma coisa interessante aconteceu por trás das câmeras além das polêmicas de relacionamentos.

E, pensando em trazer os refrescos pra você, nós separamos aqui curiosidades que apostamos que você não sabia sobre o que não era filmado para o cinema. Vamos conhecer?

1. Robert Pattinson odiava o personagem

Breaking Dawn Edward GIF

Ele não escondia o sentimento, tanto nos bastidores, quanto em entrevistas, nas quais fazia questão de falar que achava Edward péssimo ou que Stephenie Meyer (a autora) era louca e confundia ficção com realidade.

2. Mudança de Victoria

De acordo com a produtora Summit Entertainment, Rachelle Lefevre foi informada que as filmagens de "Eclipse" - o terceiro filme da saga - se iniciariam em abril de 2009. Após isso, ela aceitou um papel em outro filme e não avisou ao estúdio até uma data limite estipulada por eles pra esse tipo de situação. Pra piorar, as gravações dos dois acabaram sendo marcadas pra mesma época, o que causou a demissão da atriz das adaptações, sendo substituída por Bryce Dallas Howard.

3. Renesmee de terror

Yahoo Movies Twilight GIF

No último filme da saga, "Amanhecer - Parte 2", o diretor Bill Condon teve um problemão chamado Renesmee pra solucionar, já que, nos livros, a menina crescia bem mais rápido que uma criança normal. Antes de decidir pelo CGI que entrou na versão final - que não foi lá muito bom também... - eles filmaram com um boneco animatrônico, tipo um robô, que era mais feio ainda. Tanto que o elenco acabou apelidando-o como "Chuckesmee", uma referência ao famoso Chucky, dos filmes "Brinquedo Assassino".

4. Stephenie Meyer não quer mais saber da saga

#stephenie meyer from F o r e v e r

Apesar de ter tornado a autora milionária e aberto várias portas pra ela em obras que vieram depois, em entrevista para a Variety na promoção do último longa da saga, ela fez uma declaração um tanto quanto polêmica: "Eu me distancio cada dia mais. Eu estou muito acima disso. Para mim, não é um lugar feliz para se estar". Eita!

5. Nada de sol!

Que todos os integrantes do elenco vampiro da saga usavam lentes e maquiagem mais pálida para parecerem seres sobrenaturais mesmo, os atores desse núcleo também eram proibidos de tomar sol enquanto estivessem filmando! E o negócio era tão sério que tinha até uma cláusula sobre isso nos seus contratos.

6. Superman rejeitado

Henry Cavill - SIS BRAZIL

Dentre os 3 mil atores entrevistados para o papel de Edward, um que chegou tão perto quanto Robert Pattinson de consegui-lo foi Henry Cavill. Mas quem o recusou foi a própria Stephenie Meyer, porque o achou muito adulto para interpretar um adolescente. Após a escolha de Pattinson para o protagonista, ele até chegou a ser convidado para interpretar Carlisle, mas não se interessou pela ideia.

7. Lobo baixinho

Não é segredo pra ninguém que Taylor Lautner era super baixinho e nas fotos promocionais usava um banquinho pra ficar próximo de Robert Pattinson e maior que Kristen Stewart na altura. Mas você sabia que ele também precisou usar enchimentos nos sapatos nas próprias filmagens com a intérprete de Bella para parecer mais alto?

8. Cadê o repelente?

Quem não se lembra da cena de partir o coração do término de Edward e Bella em "Lua Nova" no meio da floresta? Mas se tem um drama maior que esse foi o ataque de mosquitos que os dois protagonistas enfrentaram enquanto filmavam o tal momento. Foi tão tenso que a gravação quase foi interrompida!

9. Caprichando nas referências!

No primeiro filme, enquanto Bella está colocando seu almoço no refeitório da escola, ela se assusta com a chegada de Edward e derruba uma maçã, que é "salva" pelo vampiro antes de cair no chão. Pra quem não se lembra, a capa do livro que abre a saga é justamente uma maçã no meio de mãos pálidas, representando o "fruto proibido" que era o relacionamento dos dois. E, para fazer essa referência super carinhosa, Catherine Hardwicke, a diretora do filme, contou que eles precisaram gravar 13 tomadas até o resultado final!

10. Onde o sol não bate

Robert Pattinson fought 'Twilight' producers to save us from Smiling Edward  Cullen

Se você pensa que era fácil entrar na pele de um vampiro e interpretá-lo nas telonas, está redondamente enganado! Isso porque, assim que começou a dar vida ao Edward, Robert Pattinson sofreu um acidente em um lugar, digamos, bem desagradável: seu bumbum! O inglês distendeu um músculo de uma das nádegas no primeiro dia das filmagens de "Crepúsculo".

sobre
o mesmo tema