João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
Finalmente o tão esperado anúncio veio: a continuação de "Duna" está confirmada. O filme dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Timothée Chalamet e Zendaya contará com uma parte 2, que deve dar seguimento aos eventos que terminaram de forma incompleta no 1º título. Ainda não se sabe a data exata em que a obra deverá chegar aos cinemas, mas reunimos tudo o que podemos esperar da continuação do longa.

Veio aí! Um novo filme de "Duna" foi confirmado oficialmente nesta terça-feira (26). Prevista para estrear em outubro de 2023, a sequência do longa deverá continuar a jornada de Paul Atreides (Timothée Chalamet) na tentativa de sobreviver ao deserto de Arrakis com sua mãe Lady Jessica (Rebecca Ferguson), enquanto cumpre a grande profecia capaz de mudar os rumos do universo. O anúncio foi feito pela Legendary Studios e compartilhado pelo ator que interpreta o protagonista na adaptação cinematográfica por meio de suas redes sociais.

ATENÇÃO: SPOILERS DE "DUNA" ABAIXO! SE AINDA NÃO VIU O FILME, LEIA POR SUA CONTA E RISCO!

O primeiro filme foi lançado nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (21) e fez um grande sucesso de bilheteria, então nada mais justo do que uma continuação. Veja tudo 5 que podemos esperar da sequência de "Duna".

1 - Mais do povo Fremen

Focused Zendaya GIF - Focused Zendaya Chani GIFs

A primeira parte de "Duna" focou em tratar da jornada de Paul e a origem da família Atreides, que chega ao planeta Arrakis e sofre um grande golpe. Mas, ao final do longa, vemos o personagem de Timothée Chalamet e sua mãe encontrando o povo nativo do planeta no deserto. No próximo filme, a realidade dos Fremen deve ser bem mais explorada, assim como o conhecimento desse povo sobre como sobreviver ao deserto, sua cultura e sua relação com Mauad'Dib.

2 - A jornada de Muad'Dib

Protect Timothee Chalamet GIF by Dune Movie

Paul Atreides é o centro de "Duna", justamente por ser parte principal da grande profecia que promete alterar drasticamente os rumos do universo. Muad'Dib seria fruto de uma grande exploração genética das Bene Gesserit e estaria encarregado de promover uma grande interação sociocultural, que traria muitas mudanças significativas. No 2º longa, devemos ver ainda mais da relação dessa profecia com os Fremen, além de entender mais os poderes de Paul e acompanhar o seu destino.

3 - A filha de Lady Jessica

Rubbing Hands Rebecca Ferguson GIF - Rubbing Hands Rebecca Ferguson Lady Jessica GIFs

Em um momento da história, descobrimos que Lady Jessica está gravida de poucas semanas do Duque Leto (Oscar Isaac). No livro, a filha deles se chama Alia e é de grande importância para a história, além de apresentar poderes incomuns devido a acontecimentos que ocorreram à Jessica em um ritual Fremen. Por isso, podemos esperar ver a irmã de Paul na 2ª parte de "Duna", mesmo que o filme promova algumas alterações em sua narrativa.

4 - Paul e Chani

Happy Film GIF by Dune Movie

E para quem esperava ver muito de Zendaya no longa de Denis Villeneuve, pode ser que "Duna" tenha sido uma grande decepção. Mas Chani (Zendaya) serviu para guiar as visões de Paul para que ele chegasse até ela e o povo Fremen no deserto. Ela era uma espécie de oásis árido e uma utopia para o destino dos Atreides. Mas tudo isso deve mudar drasticamente na sequência da obra. O diretor do projeto já revelou que Zendaya será a protagonista na continuação ao lado de Chalamet e é bem provável que seja uma das peças mais importantes da história.

Além disso, no livro original, Chani e o protagonista desenvolvem um duradouro relacionamento. O amor entre eles é um dos pontos centrais da obra, assim como tudo que isso simboliza para a história e para a relação entre a família Atreides e os Fremen. Então, já podemos começar a shippar Paul e Chani, porque o casal deve vir com tudo na segunda parte.

5 - A grande guerra contra os Harkonnen

Taking Cover Josh Brolin GIF - Taking Cover Josh Brolin Gurney Halleck GIFs

E é claro que todos esses acontecimentos irão culminar em uma monumental revanche de Paul contra a família Harkonnen. Além de terem assassinado seu pai, os membros do clã fizeram com que o personagem principal perdesse o seu mais novo império e ainda quase fosse morto no deserto. Agora que o protagonista se aliou aos Fremen no final do título e já sabemos que o povo nativo é bem numeroso, podemos esperar que, assim como no livro em que é baseado, a sequência de "Duna" mostre uma grande guerra entre as nações.

Bônus: aprofundamento das críticas sociais de "Duna"

O primeiro filme de "Duna" serviu para que fôssemos apresentados à toda a mitologia baseada na obra de Frank Herbert e desenvolvesse parte da jornada de Paul Atreides. Mas acontece que as grandes questões sociais, políticas e ambientais presentes no livro principal acabaram ficando em segundo plano na adaptação cinematográfica. Com o intuito de simplificar um pouco o universo tão complexo de "Duna" para que a trama do título fosse facilmente apreendida, acabou que o longa pecou na falta de desenvolvimento dessas temáticas tão essenciais para a obra original.

Nada que um segundo filme não possa reparar. Pode ser que Denis Villeneuve tenha pensado em tratar de forma aprofundada essas questões na segunda parte, que deverá explorar mais do povo Fremen. Por isso, ainda podemos ter esperanças de que as grandes questões de "Duna" sejam representadas nos cinemas.

sobre
o mesmo tema