Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
A 10ª temporada do "The Voice Brasil" começou com tudo. Na última terça-feira (26), o programa já abriu com o cantor WD, que escolheu para a apresentação uma música autoral, chamada "Eu Sou". O participante, escalado para o time de Iza, foi um dos mais mencionados nas redes sociais durante a estreia do reality. Saiba mais sobre WD!

O 1º episódio de "The Voice Brasil", que foi ao ar na última terça-feira (26), já mostrou a que veio a 10ª temporada do reality. Logo na primeira apresentação da noite, Washington Duarte, conhecido como WD, conquistou o público e os jurados, virando as quatro cadeiras do palco. O artista da cidade de Campinas optou por cantar uma música autoral, "Eu Sou", que fala sobre a resistência do movimento negro e a busca pela autoestima em uma sociedade ainda extremamente racista.

Nem precisa dizer que a galera foi às lágrimas, principalmente Iza, que lidera o time escolhido por WD para a competição. "Ela representa tudo para mim", afirmou o jovem de 28 anos sobre a cantora de "Gueto" - e, inclusive, rolou uma palinha da música, feita por WD, na hora de sua escolha.

Confira uma parte de "Eu Sou", durante apresentação emocionante de WD:

WD foi abandonado e abusado na infância

Em sua breve apresentação no "The Voice Brasil", WD falou sobre abandono paterno e materno, tema que também perpassa parte de letra de sua música. O menino foi deixado em um orfanato pelos pais assim que nasceu e, quando já tinha cerca de seis meses, foi encontrado pelos avós.

A história de Washington Duarte, infelizmente, carrega outros traumas. Aos seis anos, o menino foi sexualmente abusado por um homem que vivia em seu bairro, o que foi um dos gatilhos para que WD descobrisse uma forma de terapia na música. Toda sua vivência, com muitos altos e baixos, foi usada como inspiração para "Eu Sou", faixa que garantiu uma vaga no "The Voice Brasil".

Já participou de outro reality show

O universo dos realitys shows não é novidade para WD. O rapaz já participou de outro programa do tipo em outro país! Em 2020, quando tinha 26 anos, Washington morava em Montevidéu, capital no Uruguai, e foi um dos integrantes do "Got Talent Uruguay". Em sua apresentação, o cantor também apostou em "Eu Sou", porém, escolheu uma versão diferente, com grandes partes da letra em espanhol. Ouça a canção:

E tem mais: quando WD foi apresentado para o público, contando um pouco mais de sua história, a música de fundo foi "Talismã", de Iza. É o destino mesmo!

WD é fã de Now United

Provando ser gente como a gente, WD é um super fã de Now United. Em entrevista para o GShow, o artista falou um pouco do impacto do grupo global em sua vida: "Conheci o Now United em um momento bem difícil para mim, no final do ano passado. E foi incrível a forma com que eles voltaram a me inspirar. Foi como um gás para poder estar aqui e vivenciar tudo isso hoje", afirmou o fã do grupo que lançou novas músicas na última sexta-feira (22).

Além de cantor, WD escreve e produz

A gente já conseguiu perceber que WD é um homem de muitos talentos, não é? Seu clipe para sua música principal, "Eu Sou", liberado no Dia da Consciência Negra de 2019, é uma prova disso. Além de compor e cantar a faixa, Washignton também fez o roteiro, a direção e foi figurinista no vídeo. Realmente um artista completo e incrível, que merece todos os elogios que está recebendo.

Washington Duarte é militante

Caso ainda reste alguma dúvida, WD é um grande militante contra a homofobia e o racismo. Parte da comunidade LGBTQIAP+, o cantor não deixa de se posicionar, principalmente em datas importantes. No último Dia Mundial do Orgulho, em junho, ele escreveu no Instagram: "Mesmo em 2021 é difícil ser quem eu sou, porque tudo a nossa volta nos sufoca e tenta nos impedir! Mas hoje é o dia do ORGULHO e eu sou uma bixona mesmo. Beijos". Perfeito!

Além disso, WD traz uma visão bem realista de como é crescer sendo um menino preto, gay e pobre, evidenciando as dificuldades que muitos ainda enfrentam no Brasil.



sobre
o mesmo tema