Por Carolinne Rigotti
De "Turma da Mônica", conheça Milena e sua família!
De "Turma da Mônica", conheça Milena e sua família!
Milena será a nova amiguinha de Mônica, Magali e companhia. A personagem já tinha sido lançada em 2017, mas agora está na capa da revista junto com os pais e os irmãos. Representatividade? Aqui temos e muito! O criador da história ficou feliz com o lançamento e mais ainda com a repercussão positiva. E nós estamos muito felizes também!

Quantas vezes escutamos meninos e meninas negros falando que não se sentiam representados por nenhum personagem, por todos serem brancos? E quando a situação muda e começam a aparecer mais personagens negros, isso faz a alegria do pessoal, não é mesmo? Para vocês verem como representatividade importa e faz TODA a diferença na vida de todo mundo. E Mauricio de Sousa percebeu isso! Prova disso é que o criador da "Turma da Mônica" introduziu a primeira família afrodescendente na história e estamos todos apaixonados!

A pequena Milena existe desde 2017, mas só apareceu na capa da revista com sua família agora. "Estudamos lançar uma família negra há muitos anos. Já em 1960, no início da turminha, eu havia criado meu primeiro personagem negro, o Jeremias, antes ainda de criar a Magali, o Cebolinha, o Cascão e a própria Mônica. Depois teve o Pelezinho e o Ronaldinho Gaúcho, com suas famílias e revistas próprias. mas não é fácil lançar novos personagens, já que dependem de um estudo de montagem de uma família, cada um com suas características visuais e, principalmente, de personalidade", afirma o desenhista em entrevista à Quem.

A família conta com cinco integrantes: a veterinária Silvia e o publicitário Renato, que são os pais de Solange (ou Sol, de 17 anos, que é vocalista de uma banda), Fabinho (5 anos e vai virar BFF do primo da Magali, o Dudu) e a própria Milena, que tem 7 anos e vai se dar super bem com a turminha principal da trama.

Lançamento planejado

A introdução de Milena e sua família será inserido no projeto Donas da Rua, que tem apoio da ONU Mulheres. "Desde 2016, venho participando de eventos que discutem a importância da representatividade. É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em quadrinhos, desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir com isso. (...) Queremos que ela esteja presente em todas as plataformas possíveis. Estamos muito contentes com a chegada da Milena", diz Mônica Sousa, filha e diretora executiva dos negócios do pai. Nós também estamos muito felizes e já apaixonados por Milena e sua família! <3

sobre
o mesmo tema