Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Algumas obras de Alan Moore já foram adaptadas para a TV ou para o cinema. Uma das mais aclamadas pelo público e pela crítica, é, na verdade, odiada pelo próprio autor.

Alan Moore não gosta de adaptações de suas obras. É um fato bastante indiscutível que o criador de "V de Vingança" odeia quando a indústria audiovisual pega suas criações e as regurgita como bem entende. Além disso, com franquias como "Watchmen" ou suas contribuições para personagens como Batman, ele não tem controle algum. O que o deixa ainda mais irritado.

Reclamações de Alan Moore

Nem mesmo a aclamada minissérie que Damon Lindelof fez para a HBO com base em seu "Watchmen", muito superior ao filme clone de Zack Snyder, o fez morder a língua. Para Moore, isso está no mesmo nível das adaptações de "A Liga dos Homens Extraordinários" ou "Do Inferno" (o que é dizer alguma coisa), e ele demonstrou isso em uma declaração à "GQ", na qual revela a resposta dura que deu a Lindelof quando este lhe escreveu em sinal de respeito.

"Recebi uma carta sincera do showrunner da adaptação para a TV de 'Watchmen', que eu não sabia que existia na época", diz ele. "Mas acho que a carta começava com: 'Caro Sr. Moore, sou um dos bastardos que estão destruindo Watchmen'. Não foi a melhor introdução. Depois, ela entrou no que me pareceu ser um monte de divagações neuróticas". A cereja no topo do bolo de Lindelof, de acordo com Moore (reconhecidamente, ele não era muito bom): "Você pode ao menos nos dizer como se pronuncia 'Ozymandias'?".

O que Alan Moore acha da adaptação de "Watchmen"?

A resposta de Moore não foi exatamente enterrar o machado de guerra: "Respondi de forma muito abrupta e provavelmente hostil, dizendo a ele que eu entendia que a Warner Bros. sabia que nem eles nem nenhum de seus funcionários deveriam entrar em contato comigo novamente em nenhuma circunstância". E ele tinha seus motivos: "Expliquei que havia repudiado o trabalho em questão, em parte porque a indústria cinematográfica e a indústria de quadrinhos pareciam ter criado coisas que não tinham nada a ver com meu trabalho, mas que estavam associadas a ele". A piada: "Eu disse: 'Olha, isso me envergonha. Não quero ter nada a ver com você ou com sua série. Por favor, nunca mais me incomode".

Moore nem mesmo ameniza a extraordinária recepção da crítica à produção da HBO (por exemplo, 11 Emmys, incluindo o de melhor série): "Quando vi os prêmios que ela ganhou, pensei: 'Meu Deus, será que boa parte do público acredita que Watchmen era isso?' Será que eles acham que era uma franquia de super-heróis distópica, sombria, crua e distópica que tinha algo a ver com o supremacismo branco? Será que eles não entenderam 'Watchmen'?".

Como Alan Moore enxerga "Watchmen"?

O que está claro é que "Watchmen" já passou há muito tempo para Moore, que prefere se concentrar em outras coisas: "Tem quase 40 anos e era um trabalho relativamente simples em comparação com muitos dos meus trabalhos posteriores. Qual era a probabilidade de eles terem entendido alguma coisa desde então? Isso me faz sentir menos afeto por essas obras. Elas têm um significado um pouco menor em meu coração".

sobre
o mesmo tema