Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Mesmo depois de vários anos, a sua televisão pode continuar funcionando tão bem quanto no dia que você a trouxe para casa. O melhor de tudo é que isso pode ser feito com um cuidado super simples.

Já ouvimos esse conselho milhares de vezes: se um dispositivo der errado, desligue-o e ligue-o novamente. E isso provavelmente resolverá o problema na grande maioria dos casos, mas com as TVs a história é diferente.

A dica de ouro para a televisão

Quando desligamos e ligamos dispositivos como roteadores, computadores ou telefones celulares, sua memória é esvaziada e todos os processos de seus sistemas são interrompidos. Porém, com as televisões modernas, não basta desligá-las pelo controle remoto: é preciso desconecta-las completamente. E fazer isso de vez em quando tem seus benefícios.

Desligar um aparelho de TV pressionando o botão correspondente no controle remoto é (mais ou menos) equivalente a colocar um computador para dormir. Dependendo do sistema e da marca da TV, pode haver variações, mas alguns processos continuam ativos. A única maneira de garantir que uma TV esteja completamente desligada é desconecta-la da rede elétrica, literalmente removendo o plugue da parede ou do filtro de linha.

A GameStar Tech recomenda fazer isso uma vez por semana, mantendo a TV desconectada da tomada por cerca de dez segundos para ter certeza de que o processo foi concluído. Você pode fazer isso manualmente ou pode até mesmo automatizá-lo conectando a TV a um plugue inteligente que pode ser controlado pelo telefone para que você não precise mais se preocupar com isso.

Cuidado com o desligamento muito leve se você tiver uma TV OLED

Há apenas uma exceção para aqueles que têm uma TV OLED: os painéis OLED geralmente realizam operações de manutenção em seus pixels para evitar problemas como retenção de imagem a longo prazo. Interromper esse processo repentinamente pode ser prejudicial. Se você tiver uma TV OLED, é melhor aguardar algum tempo após desligar a TV e não a desconectar da tomada por algumas horas. Uma boa dica é fazer isso pela manhã, depois que a TV tiver sido desligada durante a noite.

Observe também que, se estiver usando um player externo, como um Google Chromecast ou Apple TV 4K, a lógica é desligar e reiniciar esses dispositivos e não a TV. Você também pode fazer isso desconectando o cabo de alimentação, embora sistemas como o tvOS também tenham seu próprio botão de desligamento.

Muitos benefícios para a TV

Os benefícios de fazer essa rotina de tempos em tempos são claros: o sistema operacional e os aplicativos da TV mantêm o desempenho ideal e você é poupado de qualquer problema que possa surgir, além de inicializar com mais velocidade. Da mesma forma que é possível reiniciar um computador: qualquer erro nos aplicativos provavelmente será resolvido. Essas dicas (bem como verificar as luzes ao seu redor ao calibrar a TV) podem parecer absurdas, mas podem fazer com que você perceba como sua TV tem um desempenho melhor ao longo dos anos de vida.

sobre
o mesmo tema