Nos últimos anos, o conhecimento sobre pressão estética cresceu mais nas redes sociais e fora delas. Modelos de corpos endeusados por indústrias, como a da moda e beleza, foram expostos e se tornaram pontos de discussão sobre o quão danoso eles são para a saúde mental de várias pessoas. Vítimas devem ser assistidas por profissionais qualificados sempre que possível.

Um meme, que para alguns pode ser uma piada, para muitas pessoas se torna um fardo e causa traumas terríveis. A atriz Chloë Grace Moretz contou que ficou sem sair de casa após seu corpo ser motivo de piada depois de um flagra.

Aos 25 anos, ela foi criticada e exposta com uma montagem que comparava seu corpo com a personagem da série de animação "Family Guy" no episódio "Legs Go All The Way Up Griffin". O desenho é de uma mulher que tem pernas extremamente compridas e o tronco bastante encurtado. "Meu corpo foi usado como uma piada e é algo que eu não posso mudar sobre quem sou. Isso foi postado e viralizado em todo o Instagram. Até hoje, quando vejo esse meme, é algo muito difícil de superar" afirmou à Hunger.

Consequências das críticas ao corpo

A viralização da imagem nas redes sociais e os comentários que es usuáries fizeram, ativaram diversos gatilhos na cabeça da atriz e a tornou uma mulher insegura e com medo de ser novamente fotografada em qualquer lugar que fosse.

"Foi ótimo porque me afastei dos fotógrafos e pude ser eu mesma. Ter muitas experiências que as pessoas não fotografavam; mas, ao mesmo tempo, ficava muito ansiosa quando era fotografada. O meu batimento cardíaco subia e eu hiperventilava", completou.

A atriz buscou assistência psicológica para entender o que estava acontecendo e lidar melhor com tudo. Além de olhar com atenção para dismorfia corporal, que é quando a pessoa fica vidrada em analisar com defeitos alguma característica corporal.

"Isso tirou uma camada de algo de que eu costumava gostar, que era me vestir para um tapete vermelho e ser fotografada. Isso me deixou super constrangida. Acho que a dismorfia corporal, com a qual todos nós lidamos neste mundo, é extrapolada pelas questões das redes sociais. É algo que f*de a cabeça", concluiu.

sobre
o mesmo tema