Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Você é daqueles que vive esquecendo datas, nomes ou até mesmo o que comeu no almoço? A neurociência tem a resposta que pode te ajudar a aprimorar de vez sua memória.

A cada dia nós ficamos mais velhos. O envelhecimento é natural do ser humano, mas traz algumas consequências com o tempo. Uma delas é a maior dificuldade para lembrar coisas. Para algumas pessoas, isso é um problema desde ainda muito jovem. Você costuma esquecer nomes, lugares, acontecimentos, idades ou qualquer detalhe com muita frequência? Então é bom ficar de olho!

Não podemos negar que a memória tem um papel fundamental em nos manter atualizados, nos ajudar a tomar decisões e até mesmo a interagir com outras pessoas, além de trazer benefícios pessoais e profissionais. Felizmente, essa dificuldade para se lembrar das coisas pode ser evitada com algumas atitudes bem mais simples do que você imagina. Veja a seguir 4 hábitos que vão melhorar sua memória!

1) Fazer atividades físicas regularmente

É um clichê porque é verdade. Fazer atividades físicas traz diversos benefícios para a saúde física e mental, além de aprimorar a memória. Quando nos exercitados, ocorre o aumento do hipocampo, que é a região do cérebro responsável pela memória. Além disso, o exercício promove um aumento do fluxo sanguíneo no cérebro. Com isso, há o crescimento de novos neurônios e as conexões sinápticas são ainda mais aprimoradas. Incluir uma rotina de exercícios no seu dia a dia vai te ajudar muito não só a aumentar a sua memória como te dar mais foco. Porém, não adianta se exercitar um dia para nunca mais! As atividades físicas devem ser feitas regularmente.

2) Adotar uma alimentação saudável

Mais um clichê que também ajuda em vários aspectos da sua vida. Quando você tem uma alimentação saudável, seu cérebro trabalha melhorar e isso inclui a capacidade de memorizar. Um artigo publicado na Better Nutrition ressalta que uma dieta regular com peixes e vegetais pode "retardar o declínio cognitivo em até 19 anos". Outros alimentos como mirtilos, óleo de coco, espinafre e carne magra também são ótimos para essa finalidade. Por isso, adotar uma dieta saudável vai fazer toda a diferença.

3) Estimular sua mente com exercícios

Aqui não estamos falando de exercícios físicos, mas os mentais. Atividades como leitura, quebra-cabeça, testar novas habilidades, brincar com jogos estratégicos e tantas outras ajudam a manter o cérebro mais ativo, consequentemente aprimorando as conexões neurais. Por isso, não é mentira quando dizem que palavras cruzadas ou jogar xadrez são atividades que ajudam na memória. É a mais pura verdade! É como se estivesse realmente malhando o cérebro.

4) Evitar estresse

Nós sabemos que às vezes o estresse não é algo que conseguimos evitar, pois não dá para controlar o dia a dia. Porém, algumas atividades podem ajudar a reduzi-lo ou a minimizar seus impactos no corpo. Afinal, estresse e ansiedade crônicos prejudicam a memória e a função cognitiva como um todo. Vale fazer meditação exercícios de respiração ou qualquer outro tipo de atividade relaxante que funcione para você, como ouvir música ou caminhar na natureza. O simples ato de rir já ajuda a relaxar, então tente se divertir com mais frequência, mesmo que seja assistindo sua sitcom favorita ou conversando com amigos.

sobre
o mesmo tema