Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O ventilado é um verdadeiro aliado que nos ajuda a passar pelos dias mais quentes. Porém, é preciso usá-lo com moderação, principalmente durante a noite.

Sempre que as temperaturas sobem, sentimos a necessidade de encontrar maneiras de nos refrescar, especialmente para conseguir dormir bem. Usar um ventilador pode ser um desses recursos, mas passar o dia (e principalmente a noite) colado a esse dispositivo também pode ter consequências negativas.

O papel da umidade

Uma das maneiras pelas quais os ventiladores nos refrescam é ajudando a dissipar o suor. O suor é a maneira natural do nosso corpo de aliviar o calor. O mecanismo é simples: o calor do nosso corpo é transferido para a água que secretamos e, quando ela evapora, também dissipa o excesso de temperatura. Os ventiladores podem ajudar nesse processo (pelo menos se a umidade for baixa). Embora o efeito dos ventiladores não seja tão pronunciado quanto o do ar-condicionado, dormir com um deles por perto pode fazer com que percamos não apenas o suor, mas também que nossas vias aéreas sequem. Isso pode causar irritação quando acordamos.

Um problema para os alérgicos

O segundo problema que dormir com um desses dispositivos pode causar afeta especialmente as pessoas que sofrem de alergias. As correntes de vento geradas por um ventilador podem carregar consigo alérgenos, como poeira (ou os ácaros associados a ela), pólen ou cabelo. As reações alérgicas a esses alérgenos podem variar, mas, de qualquer forma, eles não o ajudarão a ter uma boa noite de sono.

O importante é ter equilíbrio

Apesar disso, os ventiladores também têm suas vantagens. A mais óbvia é que eles cumprem sua função, ou seja, nos refrescam. Dormir, às vezes, é uma missão que beira o impossível quando o calor fica muito forte, e baixar a temperatura em alguns graus pode nos ajudar a descansar melhor. Por isso, às vezes é necessário recorrer a várias estratégias para resfriar o ambiente.

Os ventiladores têm outra vantagem e, curiosamente, é uma vantagem com a qual muitos aparelhos elétricos têm dificuldade: o ruído. O ruído das pás de um ventilador pode nos ajudar a adormecer se o ouvirmos ao fundo, pois é um ruído suave e monótono capaz de mascarar outros ruídos mais incômodos e, em geral, induzir o sono.

Evitar efeitos adversos

Há maneiras pelas quais os ventiladores podem ser usados da melhor forma possível e, ao mesmo tempo, minimizar seu impacto negativo. A primeira maneira é evitar o fluxo de ar direto. Colocar o ventilador a uma certa distância de nós e fazê-lo oscilar pode ajudar nesse sentido. Lembre-se de que o ventilador, ao agitar o ar, permite que o ar mais quente e mais leve suba para a parte superior do cômodo e que o ar mais frio desça. Para evitar o problema de ressecamento, é suficiente manter um certo nível de umidade no ambiente. Não é aconselhável exagerar, pois em altas temperaturas e umidade o ventilador não conseguirá removê-la da nossa pele.

Para garantir que o ventilador remova os alérgenos do cômodo, é melhor evitar que eles se acumulem. Manter o aparelho limpo também é altamente recomendado nesse contexto. Por fim, não devemos nos esquecer de definir o cronômetro para desligar o ventilador. Podemos usar um temporizador externo se o nosso aparelho não tiver essa função.

Outros recursos disponíveis

É provável que um ventilador sozinho não seja capaz de nos manter frescos nos dias de hoje. Por isso, é essencial conhecer mais recursos para nos mantermos frescos. Uma boa ventilação em nossa casa é essencial. Saber quais tecidos nos permitem dissipar mais calor também pode nos ajudar a descansar adequadamente. Manter-se hidratado é sempre uma boa ideia.

Dormir pode ser uma tarefa particularmente difícil para muitos no verão, o que pode ter um impacto negativo em nossa saúde, bem-estar e produtividade. Mas colocar em risco outros componentes de nossa saúde pode não valer a pena. É por isso que sempre há estratégias para evitar problemas relacionados ao calor. Aprender essas estratégias será essencial para nos adaptarmos ao nosso novo ambiente.

sobre
o mesmo tema