Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
7 Fotos
Veja as fotos!
Em suas próprias palavras, Elliot Page fala sobre infância, carreira, transfobia que sofreu após transição de gênero e muito mais como capa da "Esquire". O ator também abordou sobre o retorno de seu personagem Viktor Hargreeves, de "The Umbrella Academy's", que será uma pessoa trans na 3ª temporada. Agora, ele planeja viver um homem cis no streaming e cinema. Saiba mais!

Elliot Page revelou para todo o mundo que é uma pessoa trans há dois anos. Se tornando um dos homens mais famosos da atualidade, o ator precisou lidar com um ódio indescritível, mas também a uma alegria inimaginável. Com suas próprias palavras, ele contou para o Esquire sobre a transição de gênero:

"Eu não conseguia me imaginar como uma mulher envelhecendo. Obviamente. Era como, qual é o meu futuro? Não há futuro. Isso é meio que o que senti. Eu diria literalmente: nunca fui uma menina. Eu nunca serei uma mulher (...) A experiência de estar no meu corpo agora é tão diferente. Estou absolutamente viciado. A sensação de estar realmente engajado com isso, presente, empurrando e ficando mais forte e ganhando peso. É emocionante. Me sinto uma criança fazendo isso.".

Em uma coluna exclusiva pelo site, Elliot Page relembrou momentos delicados de sua infância e abordou ainda sobre seu trabalho em "The Umbrella Academy", cuja 3ª temporada está marcada para estrear na Netflix no fim deste mês. Acompanhe com o Purebreak!

Elliot Page é capa da Esquire de junho de 2022
Elliot Page é capa da Esquire de junho de 2022

Suicídio entre pessoas trans

Primeiro, o ator começa falando sobre o que aprendeu com a sua transição. Segundo ele, a maior alegria é apenas poder se sentir e estar presente, literalmente.

"Sair em um grupo de pessoas novas e poder me envolver de uma forma que eu não sentisse essa sensação constante de fugir do meu corpo, essa sensação interminável de ansiedade e nervosismo e vontade de sair. Quando digo que nunca poderia imaginar me sentir assim, quero dizer isso com todos os sentidos de mim", explicou.

Elliot Page admitiu que, em alguns momentos, despertaram nele a "vontade de não estar aqui". Ele comentou sobre o problema de suicídio entre pessoas trans e como se relaciona com isso.

"Não apenas ao ato muito consciente e direto de fazê-lo, mas também a certas ocasiões em que perdi muito peso ou quando estava tendo ataques de pânico tão graves e desmaiei várias vezes - todas essas coisas que muito facilmente poderiam, e estatisticamente fazem, levar morrer. E tudo isso é uma manifestação desse trauma e desconforto que é um problema desproporcional para pessoas transgênero", disse.

A reação à transição

Depois da revelação, veio a reação das pessoas sobre a transição. Elliot Page não esperava que fosse tão grande. No fundo, ele esperava amor de muitas pessoas, mas sabia do que também estava por vir: ódio e crueldade de outros. "Eu me assumi gay em 2014, e é diferente. A transfobia é tão, tão, tão intensa. O ódio e a crueldade são muito mais incessantes", disse.

Pessoas trans com papéis de personagens cis

O ator vem recebendo muitas perguntas sobre quais tipos de personagens deseja interpretar daqui em diante. Page afirma que não quer somente fazer homens trans e queer em filmes e seriados.

"Acho que quando as pessoas dizem: 'Ah, ele vai querer interpretar personagens masculinos cis agora', a sensação que tenho é que o subtexto é: Eles acham que isso seria uma conquista para mim. Versus: Sou trans, sou queer e quero interpretar esses papéis. Quando me perguntam: 'Você está preocupado em ser estereotipado?', você não diria para J-Law ou Rooney Mara ou alguém, eles estão preocupados em serem rotulados como mulheres cis heterossexuais? Mas, ao mesmo tempo, é claro que eu quero um espaço onde pessoas trans sejam escaladas como personagens cis. É claro", afirmou.

Elliot Page expõe transfobia intensa e sua "maior alegria" após transição
Elliot Page expõe transfobia intensa e sua "maior alegria" após transição

Piadas transfóbicas

As piadas têm um impacto que fere as pessoas da comunidade LGBTQIAP+. Elliot Page faz um apelo: "Tudo o que estamos dizendo é: você pode, por favor, ouvir e entender o mal que isso causa? Isso é tudo o que estamos tentando dizer. Isso é literalmente tudo o que estamos tentando dizer. E então somos inundados de ódio por dizer isso. Mas sinto muito: vocês são os únicos que não querem ter a conversa. Vocês são os que são tão sensíveis, que não conseguem lidar com as pessoas dizendo: Ei, você não pode fazer isso?".

Sobre liberar o perdão à aqueles que lhe causaram algum mal, Elliot Page diz que isso vai "depender da situação". "Tem algumas pessoas que eu não perdoo. Eu não sei o que é essa coisa de sempre ter que perdoar. Não desejo mal a eles, mas não devo me sentir obrigado ou forçado a perdoá-los. Talvez em algum momento, mas há algumas pessoas que eu não gosto, e não me sinto mal por isso. E há outras pessoas que, absolutamente. É claro", acrescentou.

Filhos? Não!

O papo também foi sobre ter filhos. Elliot Page disse que esse é o momento de cuidar de si mesmo e que está obcecado na função de pai de pet.

"Crianças? Não. Estou bem com isso. Quer dizer, se eu conhecesse alguém que tivesse um filho, eu não estaria completamente fechado para a ideia de que talvez quando eu fosse mais velha eu pudesse adotar uma criança mais velha, sabe. Mas não", disse.

Elliot Page quer viver homem cis no streaming e nos cinemas
Elliot Page quer viver homem cis no streaming e nos cinemas

Pessoa trans em "The Umbrella Academy"

O ator também abordou sobre o retorno de seu personagem Viktor Hargreeves, de "The Umbrella Academy's", que será uma pessoa trans na 3ª temporada.

"Aprendi o quão especial é interpretar um personagem por tanto tempo, evoluir com uma família de personagens. Todos nós passamos por muita coisa. Os anos se passaram e nós mudamos e crescemos à nossa maneira. Adoro ver o crescimento acontecer ao lado do show, nossas personalidades se entrelaçando e todos nós tendo nossos próprios momentos. Estou apenas aprendendo a amar toda a jornada disso", declarou.

Bullying na infância: "Ridicularizado e xingado diariamente"

Na infância, Elliot Page foi para uma escola diferente a cada ano. No ensino médio, ela acreditou que o bullying diminuiria, mas esse não foi o caso.

"O bullying te coloca em um lugar onde, mais tarde, você tem muito o que desaprender. Se você está sendo provocado, ridicularizado e xingado diariamente, não há como isso não entrar em você – principalmente quando você já está sentindo tanta vergonha. Ninguém precisa nem abrir a boca e você já está sentindo. Aqueles garotos deixaram um monte de merda que eu tive que cavar e desaprender. Tenho certeza de que poderia trazer um momento e um deles não se lembraria, porque não significava nada para eles. Eu gostaria de pensar que eles se arrependem agora", finalizou.

Elliot Page
Elliot Page expõe transfobia intensa e sua "maior alegria" após transição
sobre
o mesmo tema