Por Bruno Janot
"As Tartarugas Ninja" estreia nesta quinta-feira (14) nos cinemas brasileiros
"As Tartarugas Ninja" estreia nesta quinta-feira (14) nos cinemas brasileiros
Raphael, Leonardo, Michelangelo e Donatello estão de volta às telonas!

Elas nasceram nos quadrinhos, ganharam fama na televisão e logo se tornaram um ícone da cultura pop. Depois do auge na década de 90, o fenômeno "As Tartarugas Ninja" caiu num esquecimento que durou até praticamente agora, quando finalmente retornam com força total. Repaginada, a história (e os personagens) chega às telonas nesta quinta-feira (14) num filme bem diferente do que estão acostumados os fãs do clássico desenho animado, mas que ainda assim preservam algumas das características que encantavam no original.

O roteiro não perde muito tempo com a história, o que compromete em certo ponto. Numa curta sequência inicial de imagens que simulam uma história em quadrinhos, somos logo apresentados a origem de Raphael, Leonardo, Michelangelo e Donatello, de seu mestre (a ratazana humanóide Splinter), além do arqui-inimigo Destruidor.

Protagonistas agradam

Mesmo com problemas na narrativa e, especialmente, na atuação, o filme funciona ao trazer tartarugas realmente interessantes. O novo visual das criaturas – mais carrancudas do que as versões anteriores – pode não agradar os fãs tradicionais, porém, não compromete. A "química" entre os quatro agrada e resulta em cenas bastante divertidas, com direito a piadas típicas do desenho que passava na TV. Pena que elas não contam com parceiros humanos realmente interessantes.

Megan Fox vive a repórter April O'Neil em "As Tartarugas Ninja"
Megan Fox vive a repórter April O'Neil em "As Tartarugas Ninja"

Humanos comprometem

Megan Fox vive a repórter April O'Neil, personagem que descobre a existência do quarteto e se torna bastante próxima deles. A trama, no entanto, não faz questão nenhuma de explorar muito além de seu belo corpo. Isso fica claro quando no meio de uma sequência de ação faz-se uma piada (com direito a close) sobre a bunda da atriz.

O outro lado da balança é Will Arnett, que interpreta o cinegrafista parceiro de April. O ator consegue criar o personagem humano mais divertido e interessante da produção, protagonizando os poucos momentos engraçados que não envolvem as tartarugas.

Assim, "As Tartarugas Ninja" trata-se de um filme com problemas, mas que cumpre a função entreter - ainda que não faça o espectador pensar muito. Com uma já anunciada sequência, os fãs torcem para o roteiro ser um pouquinho melhor e, se não for pedir muito, atores de carne e osso com participações mais marcantes.

Trailer de "As Tartarugas Ninja", que estreia nesta quinta-feira (14) nos cinemas brasileiros
Megan Fox
sobre
o mesmo tema