Por Clarissa Alves
Uma moeda exclusivamente virtual, o bitcoin pode se tornar uma tendência para a economia mundial.
Uma moeda exclusivamente virtual, o bitcoin pode se tornar uma tendência para a economia mundial.
Dentre os mistérios da Deepweb, os bitcoins é um deles. Compreenda como as pessoas utilizam essa moeda independente da era digital.
O "bitcoin" é uma moeda virtual criada com objetivo de ser exclusivamente digital: ou seja, ela não existe fisicamente, apenas no ciberespaço. Foi criada em 2009 e passou a ser o dinheiro oficial para pagamento de todo tipo de serviços e produtos comercializados na Deepweb.

As lojas físicas que aceitam pagamentos em bitcoins vêm tornando-se cada vez mais frequentes. Recentemente, foi instalado no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, um caixa eletrônico que transforma cédulas de dinheiro na moeda virtual. Essa máquina foi apresentada pela primeira vez durante a última Campus Party.

Bitcoin: dinheiro anônimo

Os bitcoins, assim como tudo que está relacionado à Deepweb, garante o anonimato dos usuários e tem leis muito próprias. Essa privacidade faz com que os usuários sejam de benfeitores até criminosos praticando comércios dos mais bizarros possíveis. Enquanto a Deepweb é um espaço muito utilizado pelos grupos oprimidos da sociedade, porque dá liberdade de expressão para que se fale o que quiser com segurança, também abriga um cenário muito negativo de pornografia infantil, serviço de contratação de assassinos e diversos outros mercados negros. É a internet sem lei.

De acordo com os criadores, a base monetária se expande de maneira limitada e controlada. Apesar de virtuais, bitcoins não são infinitos. Ou seja, comprar bitcoins para essas trocas e serviços exclusivos da Deepweb é muito mais caro do que se imagina.

De acordo com os últimos gráficos do site Bitcoin Charts, uma unidade de bitcoin custa mais de mil reais, por exemplo. Ainda não é considerado, oficialmente, como moeda/dinheiro, mas existe uma enorme discussão sobre como o bitcoin pode estar começando a mudar o próximo nível da economia mundial.

sobre
o mesmo tema