Por Victor Viana
10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio
10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio
A data, estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de trazer uma discussão maior sobre o assunto e sua conscientização, para que - principalmente - menos pessoas pratiquem o ato. No entanto, para muita gente, o assunto é tabu e deve ser evitado. O que você acha sobre disso? Cola aqui com o Purebreak para entender mais.

Setembro começou assustando muita gente com a quantidade de polêmicas e acontecimentos tristes. Porém, este mês não deve ficar marcado apenas por conta disso. Você provavelmente já ouviu falar sobre uma iniciativa chamada Setembro Amarelo, né? A campanha, criada no Brasil, tem o intuito de aumentar a prevenção do suicídio. O projeto foi criado em 2015, em Brasília, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Porém, engana-se quem acha que setembro foi escolhido por acaso. Na verdade, nesta segunda-feira (10) é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Nem é preciso dizer que o assunto está tomando conta do Twitter, né? Afinal, o povo adora falar. Apesar desse assunto não ser muito discutido no dia a dia, a série "13 Reasons Why", da Netflix, popularizou essa discussão. No entanto, por ser bem explícita em alguns momentos, muita gente também reprova a abordagem da produção. Com isso, uma velha discussão voltou: devemos ou não falar sobre suicídio?

Bom, já deu para notar que o assunto é bem sério, né? O Purebreak concorda que é algo bastante delicado e que devemos sim tomar muito cuidado quando iniciamos esse debate. Mas, de qualquer forma, é importante falar. Mais do que isso, é fundamental estar alerta. Por isso, não deixe de conversar com os seus amigos e familiares. Ajudar qualquer pessoa com depressão não é fácil, mas saber ouvi-la e tratar bem as outras que estão ao seu redor é mais simples do que se imagina.

sobre
o mesmo tema