Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Já se perderam as contas dos anos que nos separam do início da produção de Star Citizen. Por um lado, se os desenvolvedores investem muito tempo no projeto, os jogadores têm contribuído incansavelmente para a criação do jogo de ficção científica por excelência. No dia seguinte ao último dia do CitizenCon 2023, a comunidade está em êxtase: o próximo ano pode ser excepcional para o jogo do estúdio CIG, muito perto de concretizar seu sonho. Como bônus, os jogadores ainda receberam um vídeo incrível sobre Squadron 42, a campanha solo no universo de Star Citizen.

Será que as equipes de desenvolvimento da CIG acabaram de entregar, com a edição 2023, o CitizenCon mais espetacular até agora? Observando as redes sociais e o subreddit oficial do jogo Star Citizen, essa é a impressão que se tem pelas reações da comunidade. No entanto, não são apenas os defensores fervorosos que ficaram impressionados com os dois dias de streaming massivos que discutiram o futuro de Star Citizen a curto e médio prazo.

Até os mais céticos tiveram que admitir que as promessas de Chris Roberts estão se tornando cada vez mais tangíveis e que a audaciosa aposta que ele deseja realizar há mais de dez anos pode muito bem dar um grande passo nos próximos doze meses, ou até em alguns anos, graças a Squadron 42, a campanha solo de Star Citizen. Vamos revisitar esses dois dias que reacenderam a paixão dos amantes de ficção científica por este projeto colossal de centenas de milhões de dólares!

Decolagem para uma imersão ainda mais impressionante em Star Citizen

No mundo da ficção científica, às vezes é preciso ser extremamente paciente. Por muito tempo, os jogadores esperaram por Starfield, mas isso é pouco comparado àqueles que apoiaram Star Citizen desde o início. Especificamente, o projeto começou em 2012, logo após uma bem-sucedida campanha no Kickstarter. Já naquela época, os jogadores ficaram encantados com suas promessas. O problema é que essas promessas demoram muito (muito) para se concretizar. Confiando cegamente e investindo muito dinheiro - estima-se que o orçamento agora ultrapassa 600 milhões de dólares - os fãs têm uma relação especial com Star Citizen, que ainda está na fase alpha de seu desenvolvimento, embora já seja jogável.

Todos os anos, portanto, a Cloud Imperium Games (CIG) organiza um tipo de evento de balanço e revela suas projeções para os próximos doze meses. Se estamos falando sobre isso hoje, é por uma razão: a edição de 2023 aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro passados no Convention Center de Los Angeles. Na programação, como mencionado, dois grandes dias de transmissão para reiterar as ambições do jogo a curto prazo e, principalmente, concretizá-las, para a alegria dos fãs de jogos de ficção científica e dos apoiadores do projeto. Entre os muitos tópicos discutidos, a imersão e seu aumento foram discutidos quase desde o início, especialmente através da lente do Star Engine, o motor próprio do estúdio CIG, e suas futuras evoluções. Nas redes sociais e no Reddit, ficaram impressionados com o marco que o motor poderia atingir nos próximos meses!

Com suas novas imagens de Star Citizen, a CIG causou uma grande impressão, principalmente pelo cuidado com os detalhes ambientais. Em termos de melhoria, a CIG busca uma representação que seja realista. Os exemplos mais evidentes são a reação da água à passagem de uma nave, a destrutibilidade do ambiente e o manuseio da luz. No que diz respeito à destrutibilidade, a CIG confirma que está trabalhando em como a natureza de um objeto e suas características causam diferentes reações, com o objetivo de torná-las todas mais orgânicas desta forma. Em geral, a física do jogo deverá avançar significativamente nos próximos meses (água, luz, condições climáticas (nuvens, nevoeiro)), e a CIG se baseará em um conjunto de tecnologias (HDR, Ray Tracing, upscaling DLSS/FSR) para melhorar tudo. Em suma, tudo está sendo melhorado, tanto do ponto de vista gráfico quanto sonoro.

Como anunciado pela CIG, o realismo sonoro também será aprimorado com um trabalho nos materiais. Aqui, os efeitos sonoros serão abafados no espaço, os impactos no casco de uma nave também serão levados em consideração de acordo com sua natureza, etc. Além disso, cada material terá um comportamento diferente em certas situações. Por exemplo, em caso de incêndio, a propagação levará em conta suas respectivas propriedades (madeira, metal) para tolerar o calor e, claro, o nível de oxigênio. Se os métodos tradicionais não permitirem apagá-lo, será necessário selar a área para remover o oxigênio.

Quanto ao personagem, sua gestão também contribui para a imersão. Por um lado, devido à implementação de uma personalização mais avançada, oferecendo, entre outras coisas, 60 modelos diferentes (30 para personagens masculinos, 30 para femininos) que podem servir como base para customização. Além disso, para aprimorar essas modificações, a física do cabelo, os tons de pele e até mesmo os pelos faciais foram revisados com uma infinidade de shaders. Portanto, se seu avatar pode parecer ótimo, você também terá que cuidar dele: a CIG anunciou que um sistema de higiene será implementado.

Isso implica que seu avatar terá que gerenciar seu nível de limpeza (suor, lágrimas, sangue) - um bom banho às vezes será salutar, para você e suas relações com seus companheiros - e aquele de seu equipamento (cuja física também é reavaliada, especialmente para comportamentos (reações ao frio, ao calor, à radiação) e operações mais realistas). Para completar, cada ação terá uma animação associada (tocar um objeto, agarrá-lo, interagir com os elementos do cockpit).

Um conteúdo cada vez mais importante neste jogo com um orçamento de mais de 600 milhões de dólares

Entendemos rapidamente! A CIG não quer se contentar com avanços leves e espera que os próximos doze meses sejam marcantes para o Star Citizen. Em termos de conteúdo, portanto, deverá ser igualmente generoso. Uma das grandes novidades é o que gira em torno do papel do engenheiro e seus três arquétipos que permitem configurar os componentes (engenheiro), reparar os componentes (mecânico) e gerenciar o uso de recursos, energéticos e humanos, em tempo real (gerente). Para se orientar melhor, a CIG anunciou que a interface foi refeita, assim como os mapas.

Ao longo da aventura, você terá a possibilidade de baixar mapas de certas áreas, oferecendo representações em tempo real do ambiente. Estas são extremamente completas, com dados sobre a abertura e fechamento de portas, a possibilidade de colocar marcadores, traçar rotas para esses marcadores e verificar a presença de inimigos nas proximidades. Se você não os adquire, nem tudo está perdido: o ambiente é mapeado à medida que você explora e é salvo. A visibilidade até melhora de forma concêntrica, pois o Star Citizen incluirá um mapa unificado, permitindo alternar entre várias escalas: desde um único cômodo até um sistema planetário, através de um zoom out via Starmap que torna a navegação mais fluida. Vale mencionar que novas naves, em diferentes versões, estão surgindo (Cutter Scout, Zeus MKII) e terão a chance de experimentar novos modelos de voo (Master Mod, voo atmosférico, velocidade de navegação/quantum e boost quantum).

Falando em navegação, o público ficou impressionado ao observar, mais uma vez, as possibilidades oferecidas pelo "server meshing", uma nova tecnologia que permite juntar vários "shards" (basicamente, servidores) para que os jogadores possam transitar de um para o outro sem problemas, resultando em um único universo onde todos os jogadores evoluem. Além disso, através de seu avatar, eles perceberão que a interface FPS foi reformulada (simplificação do HUD para evitar sobrecarga, adição de uma bússola, etc.) e que essa perspectiva se torna mais dinâmica e visceral nos confrontos (escorregões, rolamentos, etc.).

No entanto, esse não é o único ponto que passou pela revisão das equipes da CIG. Os NPCs têm direito a uma nova galeria de atitudes e arquétipos (ação cuidadosa, emboscada, acampamento, pânico, etc.). Cada avatar, jogador ou NPC, também se beneficia das adições relacionadas à reputação, desbloqueando missões, equipamentos, tatuagens, descontos, acesso a certas áreas, etc. Em uma facção, isso até leva a novos tipos de equipamentos, fornecendo informações sobre o papel do personagem na facção. Gradualmente, o mundo de Star Citizen se torna mais orgânico, e isso ocorre, além dessa infinidade de novidades, com a introdução de missões integradas para os foras da lei e novos postos avançados abandonados. Alguns serão complexos, cheios de missões (entrega, combate), e outros coloniais se transformarão em mini-cidades. O estúdio CIG os descreve como os maiores pontos de interesse que eles já fizeram até agora: é isso mesmo!

Finalmente, para coroar tudo, as equipes de desenvolvimento destacaram a funcionalidade de moradia. Durante a apresentação, vimos veículos capazes de construir pequenos postos avançados e edifícios de pequeno porte. No entanto, alguns outros navios poderão levar à construção de edifícios de tamanho maior (M e L), enquanto o Pioneer poderá estabelecer as construções mais imponentes (XL) permitidas pelo jogo. Com tudo isso, entendemos por que a comunidade estava tão agitada neste fim de semana, e isso é apenas o começo, já que alguns sortudos serão selecionados, aleatoriamente, para testar as primeiras melhorias com o lançamento do sistema Pyro a partir de 31 de outubro, ou seja, em alguns dias! Todo o resumo detalhado pode ser encontrado nesta publicação do Reddit.

Promessas de uma campanha solo que beira a ficção científica? Star Citizen pode causar um grande impacto com o Squadron 42!

Embora a multidão tenha ficado atônita por dois dias cheios de revelações, a CIG quis ir mais longe com um vídeo marcante, o do Squadron 42. Este nome pode não significar nada para você à primeira vista, mas trata-se da campanha solo no universo do Star Citizen e conta com rostos tão familiares quanto famosos, como pode ser visto no vídeo abaixo. No entanto, há algo ainda mais incrível do que esta apresentação dedicada: a CIG aproveitou este painel para explicar que o Squadron 42 está atualmente em fase de polimento e otimização, insinuando que o desenvolvimento deu um grande passo à frente e que um lançamento oficial está se aproximando cada vez mais. Finalmente, deve-se ter em mente que o que gira em torno do Star Citizen exige paciência dos jogadores. Em particular, nenhuma data foi anunciada, mas um desenvolvedor sugeriu, alguns meses atrás, que o estúdio estava mirando um lançamento em 2025.

Mais do que um simples trailer compartilhando esta excelente notícia, as equipes da CIG nos oferecem um mergulho de 25 minutos no coração das funcionalidades desta campanha solo. Atualmente completas, elas ainda precisam ser ajustadas, mas estão suficientemente implementadas para oferecer uma visão geral e compartilhar uma prévia da "aventura cinematográfica sem precedentes" que eles desejam entregar nos próximos (longos) meses. Cinemáticas, fotorrealismo, fases de combate em naves, exploração de diferentes ambientes, interface de saque, fases de tiro em primeira pessoa, voo quantum, uma olhada nas armas... Quase nada é esquecido, e o resultado é impressionante! Se eles realmente concretizarem suas ambições e promessas, Star Citizen e seus projetos anexos poderiam ofuscar todos os outros jogos de ficção científica lançados até hoje!

sobre
o mesmo tema