Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Pesquisadores estão preocupados com um possível impacto gigante do El Niño. Os cientistas estão avaliando que as consequências podem ser mais intensas do que jamais foram.

Se há alguém que põe tudo em risco a cada evento do El Niño, é a Austrália. Além de estar localizada em um ponto crítico devido à sua proximidade, a maior parte do continente insular tem um clima extremo no qual a Oscilação Sul tem muito a dizer. Assim, enquanto o resto do mundo usa dados da Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) para analisar o fenômeno, o Australian Bureau of Meteorology está dedicando muitos recursos para ter uma ideia do que está por vir. E, se não fossem seus resultados, eles seriam difíceis de acreditar.

"É difícil acreditar que estou vendo isso"

Essas foram as palavras do Prof. Eliot Jacobson e, de fato, se o modelo australiano for suficiente, ele está absolutamente certo. São previsões e projeções, sim, mas estamos falando de 3°C em outubro e 3,2°C em novembro na região de referência específica do Pacífico equatorial central. Como diz Martín León, desde 1950, essa região nunca esteve nessa temperatura. Em outras palavras, se a Austrália estiver certa, estamos falando de um "Super El Niño" que nunca foi registrado antes. Leon Simons, uma das referências internacionais em assuntos meteorológicos, chegou a dizer que, com esses dados, precisaríamos de uma nova forma de categorizar esse tipo de fenômeno.

Qual é o grau de confiança dessas previsões?

É necessário ter cautela. Atualmente, a temperatura da superfície da área de referência (a região do Niño 3.4) está abaixo de outros eventos fortes. Isso torna outros modelos (como o modelo europeu ECMWF) mais conservadores e menos propensos a atribuir uma anomalia tão forte. Entretanto, a maioria dos modelos pressupõe um El Niño forte-moderado. O cenário de um El Niño semelhante ao de 2019 (ou seja, muito moderado) pode ser descartado.

O que tudo isso significa?

O El Niño mais forte registrado foi em 2015 e a área de referência atingiu o pico de 2,6 °C. O próximo da lista foi em 1997 e atingiu 2,4 °C. Com isso em mente, se as previsões do Australian Bureau se concretizarem, as perdas serão da ordem de bilhões. As estimativas econômicas dizem que, após o El Niño de 1982-1983, os efeitos financeiros duraram meia década. Foram cerca de 4,1 trilhões de dólares, de acordo com o Dartmouth College. O El Niño de 1997-1998 prejudicou o crescimento econômico mundial em 5,7 trilhões de dólares. Isso representa 3% do PIB dos EUA entre 1988 e 2003. Em países como "Peru ou Indonésia, onde a agricultura é responsável por até 15% do PIB, eles sofreram uma queda de 10% em 2003". Isso é, em termos globais, um desastre.

O que acontecerá agora?

É difícil saber. O mundo atual está muito mais bem preparado para resistir a esses fenômenos do que em 1982. Entretanto, não está em sua melhor forma. Desde a pandemia, o metabolismo socioeconômico do mundo está com problemas. Estamos entrando em território desconhecido e isso não é uma boa notícia. Mesmo no cenário menos ruim, não são boas notícias.

sobre
o mesmo tema