Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O "El Niño" já chegou e é importante entender como o fenômeno pode impactar a nossa vida.

Para resumir a história: na semana passada, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) confirmou oficialmente que o El Niño já está entre nós. Além disso, confirmou que é esperado que ele "se fortaleça gradualmente" nos próximos seis a nove meses.

Depois de três anos em que o La Niña mal conseguiu conter o aumento das temperaturas, a pergunta que os especialistas fazem é "e agora?". E a resposta é: depende. "Dependendo da sua intensidade, o El Niño pode causar uma ampla gama de impactos, como o aumento do risco de chuvas fortes e secas em determinadas partes do mundo", explicou Michelle L'Heureux, física do Centro de Previsão Climática da NOAA. O problema, é claro, é que não podemos ter certeza de quão forte ele será.

Próximos anos devem ter temperaturas acima da média

O último evento El Niño ocorreu de fevereiro a agosto de 2019 e seus impactos foram relativamente fracos. Por outro lado, o que se desenvolveu entre 2014 e 2016 foi um dos mais selvagens já registrados. Quando falamos de El Niño, estamos falando, em grande parte, de uma loteria. Porém, há coisas que sabemos. Está claro que, como aponta a Organização Meteorológica Mundial, "há 98% de chance de que pelo menos um dos próximos cinco anos, bem como o período de cinco anos como um todo, seja o mais quente já registrado". Entretanto, é muito provável que isso tivesse acontecido mesmo com o La Niña: as temperaturas globais estão bem acima da média sem ajuda extra. A preocupação é que esse impulso nos levará constantemente acima do limite de um grau e meio que os especialistas consideram uma linha vermelha.

O caso é diferente na Espanha

Todos esses efeitos são globais. Quando falamos da Espanha, a situação muda. Embora o país esteja longe e a influência desse fenômeno seja mais moderada, a verdade é que há algumas boas notícias. Porque sim, é verdade que podemos ver um aumento geral nas temperaturas, mas, como contrapartida, podemos esperar mais água. Ao contrário do La Niña, o El Niño coloca a Espanha sob a influência de uma circulação subtropical mais intensa do que o normal e isso pode acabar resultando (especialmente com o NAO negativo) na chegada de massas de ar úmidas. Esse não é o melhor cenário possível. Não é nem mesmo um bom cenário. Mas, considerando a situação de déficit hídrico em que a Espanha se encontra desde 2014, qualquer notícia de chuva, por mais remota que seja, é um alívio.

Estamos preparados para o que vem aí?

Essa é a grande questão. Há alguns meses, Bill Mcguire argumentou na Wired que não estamos e, dependendo do que acontecer, ele não está errado: passamos por uma série de crises. Em outras palavras, não estamos no melhor momento. O melhor exemplo disso foi fornecido pela rádio pública alemã há alguns dias, com uma reportagem que refletia sobre a possibilidade de que um evento El Niño particularmente forte pudesse causar bilhões em perdas e prolongar a "inflação de alimentos". Por enquanto, tudo isso é especulação. No entanto, não temos muito tempo para nos preparar, caso o evento seja mais forte do que da última vez.

sobre
o mesmo tema