Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Selton Mello é o protagonista da audiossérie original nacional do Spotify. Com ótimas atuações e uso da tecnologia binaural 3D, o ouvinte consegue ficar completamente imerso na narrativa e se sentir parte da história.

Selton Mello já atuou na televisão, no cinema, no teatro, na dublagem... Mas, agora, ele embarca em algo bem diferente de tudo que já vimos. O ator é o protagonista de "França e o Labirinto", audiossérie brasileira original do Spotify. A produção foi idealizada pela dupla Jovem Nerd e Azaghal e conta com roteiro de Leonel Caldela e Fábio Yabu. Em "França e o Labirinto", França é um detetive aposentado cego que volta a investigar um serial killer que prendeu no passado. A audiossérie estrelada por Selton Mello é inovadora em muitos sentidos, principalmente pelo uso da tecnologia binaural 3D, que permite que o próprio ouvinte se sinta dentro da história.

A trama é cheia de mistérios, momentos emocionantes e tem um humor bem único. Selton Mello contou sobre a sua experiência de gravar e ouvir "França e o Labirinto". Além disso, deu alguns detalhes especiais sobre a produção que estreia dia 29 de agosto no Spotify. Confira!

"França e o Labirinto" conta a história do detetive França

Nelson França, interpretado por Selton Mello, é um ex-detetive particular aposentado. Ele já ajudou a polícia a investigar os mais variados casos, incluindo o de um famoso serial killer. França ficou cego após um AVC e agora conta com a ajuda do seu cão-guia, o Labrador Bonaparte. Depois de muito tempo afastado, França se envolve em uma nova investigação. Ele tem certeza que o novo caso tem relação com o mesmo criminoso que prendeu anos atrás. Agora, ele terá que enfrentar tudo ao seu redor, incluindo seu próprio passado, para solucionar essa investigação.

Selton Mello faz sua estreia em uma audiossérie

"França e o Labirinto" é uma audiossérie, o que significa que nós apenas ouvimos a história. Para isso dar certo, foi necessário ter um elenco talentoso e experiente com a própria voz, algo que Selton Mello tem de sobra. Apesar de ter trabalhos aclamados com a dublagem, o ator revelou que essa é a sua primeira vez em uma audiossérie e que ficou super animado em participar do projeto."Eu tenho prazer em trabalhar com a voz. Então, fazer uma série onde não precisava ter a preocupação de um sincronismo da dublagem, usando minha experiência como ator e só a minha voz, foi uma experiência prazerosa", disse Selton Mello em entrevista coletiva com jornalistas.

A audiossérie "França e o Labirinto" conta com um incrível trabalho de captação e edição. Primeiro, as falas dos atores foram gravadas separadamente e, depois, os sons ambientes foram captados e incluídos. "Eu estava no estúdio sozinho gravando com os diretores. Eles estavam me dirigindo: aqui vai ter chuva, aqui vai ter uma ventania danada, aqui seu cachorro começou a ficar incomodado. E eu só imaginava. Eu era dirigido por eles e ia fazendo do meu jeito como eu imaginava", revelou o ator.

O resultado é capaz de deixar o ouvinte completamente imerso na cena, imaginando com clareza o que acontece ao seu redor apenas pelo som. "Exigiu muito da minha imaginação e permite que o público também use muito da sua. A imaginação é uma palavra importante que paira sobre esse projeto", contou Selton Mello.

Ouça o trailer de "França e o Labirinto":

Selton Mello deu toque de humor e se inspirou em Dr. House para criar França

Além da trama envolvente, a atuação de Selton Mello como o protagonista França faz com que o ouvinte fiqu e ainda mais apegado a história. França é um verdadeiro anti-herói: inteligente, sarcástico, dono de um humor bem único e com seus defeitos e qualidades. O próprio Selton Mello tem sua participação na criação da sua personalidade.

O ator revelou que se inspirou no personagem Dr. House, interpretado por Hugh Laurie na série de mesmo nome, para dar o toque de humor inteligente. "Acho que a coisa principal que eu botei foi o humor. Eu achava que ele podia ser mais Dr. House. Falar umas coisas meio malucas e ter umas tiradas meio estranhas. Acho que isso acabou dando um charme, um carisma para ele. Foi gostoso, mais gostoso ainda ver pronto", revelou.

Selton Mello também caracterizou França como um personagem bem realista. "França não é um detetive sério com super poderes. É um cara. Um cara que tem boas sacadas, é muito inteligente, bem humano, bem pé no chão e realista", explicou o ator.

Além de Selton Mello, "França e o Labirinto" conta com um grande elenco formado por Maíra Góes (que interpreta Ângela, ex mulher de França), Jorge Lucas (delegado Noronha) e Luiz Carlos Persy (jornalista Omar Hassot).

Tecnologia binaural garante uma experiência imersiva

A audiossérie estrelada por Selton Mello também inova ao fazer com que o ouvinte se sinta imerso na trama. Quem está ouvindo fica realmente angustiado, preocupado e ansioso com o que está acontecendo. Isso se deve não só pelo talento de Selton Mello e dos outros atores como também pelo uso da tecnologia binaural 3D. Nessa técnica, o áudio é localizado e cerca o ouvinte. É por isso que quem ouve a história sente que tudo está acontecendo ao seu redor. A impressão é de que você está bem ali ao lado - ou, melhor, na pele - do detetive França.

Para ajudar na construção da experiência imersiva, a produção contou ainda com a ajuda de Lucas Radaelli, amigo de infância de Jovem Nerd e Azaghal que é cego. Ele auxiliou na escrita e também com algumas dicas durante a gravação, garantindo esse cuidado especial.

O resultado de todo o trabalho da produção de "França e o Labirinto" deixa qualquer um surpreso - até mesmo o próprio Selton Mello. "Eu também fiquei impressionado com como isso deu certo. Parece que a gente estava junto no estúdio. E não: foi feito separado e funcionou muito bem. [...] É muito impressionante o que eles fizeram", revelou. "Eu adorei o clima de suspense, um certo 'noir' presente em todo o enredo, a forma como a história é contada, fazendo com que o ouvinte esteja sempre na pele do personagem principal... é algo muito interessante", contou Selton Mello.

"França e o Labirinto" é um prato cheio para fãs de mistério, thriller e podcast. Então, se você gosta desse mundo e já imaginou como seria estar dentro dele, não deixe de ouvir a audiossérie que estreia dia 29 de agosto no Spotify!

sobre
o mesmo tema