Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE e agora ficará oito anos sem poder ser eleito.

Tchau, querido! Jair Bolsonaro foi declarado inelegível hoje (30) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Com um placar de 5x2, o ex-presidente foi condenado e não poderá ser eleito pelos próximos oito anos. O julgamento, que começou semana passada e terminou hoje, decidiu que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Vem entender melhor o que significa "estar inelegível" e veja as melhores reações da web, que comemorou a grande notícia!

Bolsonaro inelegível: o que isso significa?

O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível pelos próximos oito anos. Ele foi condenado por ter cometido abuso de poder político e abuso dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro questionou o sistema eleitoral e o atacou sem provas. Mas afinal: o que significa estar inelegível? Isso quer dizer que, pelos próximos 8 anos, Bolsonaro não pode se candidatar a nenhum cargo político. Assim, o ex-presidente só poderá voltar a se candidatar em 2030 e não poderá disputar as eleições municipais de 2024 e 2028 e nem as eleições gerais de 2026. Bolsonaro ainda pode recorrer do processo. A condenação por inelegibilidade não tem nenhuma consequência além dessa para Bolsonaro. Ou seja: ele não será preso e nem terá restrições de direitos. Porém, como Bolsonaro ainda tem processos no STF e em instâncias inferiores da Justiça, ele ainda pode ser responsabilizado por outros crimes.

Web comemorou a inelegibilidade de Bolsonaro

A notícia de que Jair Bolsonaro está inelegível deixou a internet em polvorosa. É claro que os apoiadores de Bolsonaro continuam o apoiando cegamente, mesmo após a condenação do TSE. Porém, quem se lembra dos dos inúmeros problemas do governo do ex-presidente (cortes de verbas na educação e saúde, propagação de fake news, discursos controversos e preconceituosos, descaso com a pandemia da Covid-19 e tantos outros), comemorou bastante a inelegibilidade de Bolsonaro. A web não perdoou e fez com que termos como "imbrochável", "imorrível" e "tchau, querido" fossem parar nos assuntos mais falados do momento. Veja as melhores reações!

A inelegibilidade de Bolsonaro já é um dos assuntos mais comentados - e comemorados - não só no Brasil, mas em todo o mundo. Um dia histórico!

sobre
o mesmo tema