Por Nicolly Vimercate
A gíria se espalhou por causa dos smartphones com câmera, ganhou fama com o Instagram e virou modinha entre a galera das redes sociais. Agora, é a mais nova palavra oficial dos EUA. E aí, já tirou foto do seu rosto hoje?

"Selfie" é o ato de tirar fotos de si mesmo. A gíria, que se espalhou por causa dos smartphones com câmera, ganhou fama com o Instagram e virou modinha entre a galera das redes sociais, foi eleita a palavra do ano pelo dicionário norte americano Oxford. Chique, né? Quer saber por quê?

A expressão foi usada pela primeira vez em 2002, em um fórum australiano. De lá pra cá, virou hashtag obrigatória pra falar de si mesmo na web e ganhou o mesmo status de "podcast" ou "GIF" (considerada a palavra do ano nos EUA em 2012): o prêmio de palavra do ano. Isso só acontece com os termos mais disseminados nos últimos 12 meses - a frequência do uso da palavra no idioma inglês aumentou 17.000% em 2013! Disputando a vaga estavam "phablet", "bitcoin", "srsly", incluídas no Oxford em agosto deste ano.

Mas é claro que você já sabia que o termo selfie estava bombando. Afinal, várias celebridades andam compartilhando auto-retratos nas redes sociais. Nem o Papa escapou! E uma das mais famosas, a da menina que teve Beyoncé como companheira de foto em um show. Esticar o bracinho e fazer o clique não tem nada de novo. Mas a partir de agora, pode se considerar uma pessoa culta. Nada de gírias, só "selfie" oficial.

sobre
o mesmo tema