Por Clarissa Alves
10 coisas que mudaram para os casais de 2015 por causa da tecnologia
10 coisas que mudaram para os casais de 2015 por causa da tecnologia
Curiosidades sobre o que mudou na vida das pessoas em uma década depois que certos gadgets ficaram acessíveis à maioria das pessoas.

Algumas situações e hábitos muito normais entre os namorados em pleno ano de 2015 - como conversar via Whatsapp, por exemplo - aconteciam de uma forma bem mais difícil pra galera que começou um relacionamento em 2005. Nada mais justo já que a diferença de uma década mudou muita coisa na vida de todo mundo. Mas como será a forma que as pessoas lidam com essas mudanças de comportamento?

Pensando nisso, o Purebreak entrou no túnel da nostalgia para preparar essa lista comparando como eram as coisas há 10 anos atrás - que nem é tanto tempo assim, fala verdade. Vem ver o que a gente descobriu!

1) Ingressos para o cinema

As filas imensas nos caixas para comprar uma simples entrada melhoraram quando os sites dos cinemas passaram a vender entradas. Além daqueles totens de auto-atendimento que agilizam muito. Mas a melhor parte mesmo é poder escolher os lugares e garantir que vai ser juntinho.

Ninguém precisa encarar filas imensas pro cinema
Ninguém precisa encarar filas imensas pro cinema

2) Dividir o fone de ouvido

Antes era aquela chateação de dividir um único fone. Agora, quase todos os smartphones permitem que você reproduza o som com um volume alto suficiente pros dois ouvirem. E se estiver em um lugar onde é proibido fazer isso, gadgets como caixa de som compacta, plugs para conectar dois fones na mesma saída e fones para 4 orelhas podem ajudar.

Namorados não precisam mais dividir o fone de ouvido como antigamente
Namorados não precisam mais dividir o fone de ouvido como antigamente

3) Criar uma playlist romântica e dar de presente

Aquela história de perder horas fazendo download das músicas e gravar num CD pra dar de presente pro seu amorzinho ficou pra trás. Graças à apps como Deezer, por exemplo, você monta uma playlist vapt-vupt, compartilha o link e ainda pode habilitar pra outra pessoa também fazer edições no que vai ser a trilha sonora do casal.

4) Namorar à distância

Sites que acumulam milhas aéreas estão mais populares e também serviços como "Expedia", que mostram descontos relâmpago em passagens. Além disso, o Skype e outros serviços de vídeo conferência funcionam no celular - dá pra matar a saudade a qualquer hora.

Playlist do casal ficou mais fácil com Spotify e Deezer
Playlist do casal ficou mais fácil com Spotify e Deezer

5) Selfies do casal

Até o jeito de registrar momentos especiais ficou mais fácil. Você tem uma câmera de boa qualidade e portátil o tempo todo no seu smartphone. Em 2005, a maioria das pessoas precisava levar aquele trambolho da máquina fotográfica digital na bolsa caso quisesse tirar algumas fotos apaixonadas. E as selfies ficavam um cocô porque era muito difícil acertar o ângulo sem câmera frontal.

6) Álbum de fotos romântico

Então você tirava mil fotos com seu amorzinho, mas pra publicar no Orkut, que era a rede social da época, tinha que esperar chegar em casa, transferir as imagens pro PC etc.

As selfies ficaram mais divertidas e criativas
As selfies ficaram mais divertidas e criativas

7) Presentes especiais e personalizados

Por causa do crescimento do hábito de fazer compras pela internet, em pleno ano de 2015, você consegue encomendar praticamente qualquer coisa em plataformas como Etsy, por exemplo. Lá vende até estátua de super-herói misturado com Buda! Sites de compra coletiva (Groupon, Peixe Urbano) e Aliexpress ajudam a descolar aqueles itens que jamais caberiam no orçamento da sua mesada antigamente.

Os presentes perosnalizados ficaram mais acessíveis via compras online
Os presentes perosnalizados ficaram mais acessíveis via compras online

8) Conversas de cada dia

Whatsapp e Facebook Messenger representam mil maravilhas perto do que era conversar via SMS. O smartphones ainda estavam engatinhando no mercado, então o único jeito móvel de manter contato era através dos torpedos. E não tinha como saber se a pessoa leu, nem trocar selfies pra matar a saudade, nem enviar links e muito menos trocar mensagens de voz gratuitamente! O jeito era ligar pro namorado(a), mas as tarifas de celular eram caras porque não existia isso de pagar um valor fixo e conversar quanto tempo quisesse.

Conversas via Whatsapp são bem melhores do que via SMS, como era há 10 anos atrás
Conversas via Whatsapp são bem melhores do que via SMS, como era há 10 anos atrás

9) Diversão juntinho

De uns anos pra cá, os consoles passaram a ter opções de jogar online e isso facilitou a interatividade dos casais que curtem brincar no videogame. Sensores kinect permitiram lançamento de jogos como "Just Dance", que são uma opção animada pra curtir em casal.

Casais de 2015 podem jogar "Just Dance" juntos
Casais de 2015 podem jogar "Just Dance" juntos

10) Liberdade nos relacionamentos

A principal característica dessa Web 2.0 da última década é o nível de conexões sociais que ela permite. A troca de informações e propagação de novas ideias entre as pessoas ficou mais acessível. Com isso, a sociedade começou a refletir sobre preconceitos e engatinhar na direção de aceitar relacionamentos difenciados como entre gays ou lésbicas, assim como questionar a estrutura de namoros monogâmicos. Seja bem-vinda, liberdade de escolha!

E aí? Se convenceu de como tudo ficou muito melhor para os namorados em 10 anos graças à tecnologia? :)

sobre
o mesmo tema