Por Clarissa Alves
As 5 dicisões mais difíceis da franquia "Mass Effect"
As 5 dicisões mais difíceis da franquia "Mass Effect"
Tomar decisões é o que você mais vai fazer ao longo dessa franquia, mas tem algumas que são quase impossíveis de escolher. Confira 5 os piores dilemas da franquia.

A trilogia de "Mass Effect" tem mais de mil escolhas diferentes em toda a aventura, que é bem dramática. Na história, a Terra está sendo invadida por uma raça de robôs chamada Reapers e você lidera um movimento de associação com várias raças da galáxia para proteger o planeta. Foi com essa narrativa que o jogo conquistou sucesso, tanto que a BioWare já declarou que o quarto título está em fase de desenvolvimento. Enquanto a gente espera por isso, o Purebreak elegeu as 5 decisões mais difíceis da franquia. Vamos relembrar.

5) Montar seu personagem: ser um herói Paragon, um Renegado vidaloka ou alguma coisa no meio do caminho

Você esperava que a gente começasse com algo mais polêmico, né? Mas decidir se Shepard será um homem ou uma mulher, de onde veio, seu perfil psicológico, moral, como se tornou um comandante e o ponto de partida pra salvar a Terra é essencial. Afinal você passará um bom tempo convivendo com ele (ou ela).

A criação do seu personagem em "Mass Effect" é a primeira decisão difícil
A criação do seu personagem em "Mass Effect" é a primeira decisão difícil

4) Salvar o Council (Conselho) ou deixá-los morrer e ficar do lado do Sovereign (Soberano)

Acontece na batalha para de Citadel, ao final do primeiro jogo, o Conselho sempre era um pé no saco e atrasava a vida de Shepard, mas quando se trata de morte é mais delicado. Depois você perceber que de qualquer forma, *SPOILER* o resultado não afetará os Reapers, que são os verdadeiros inimigos. Então, essa decisão tem só consequências morais e afeta como o comandante será politicamente visto por todas as raças dali em diante.

Salvar o conselho de citadel ou apoiar o soberano em "Mass Effect"
Salvar o conselho de citadel ou apoiar o soberano em "Mass Effect"

3) Ser leal a quem: Tali, Mordin, Kasumi, Jacob, Jack, Zaeed, Garrus, Miranda, Legion ou Samara?

Há uma missão de lealdade de "Mass Effect 2" que prende muita gente refletindo sobre quem será seu braço direito. É uma decisão que define bastante o curso do jogo.

A difícil decisão de escolher quem será seu braço direito em "Mass Effect"
A difícil decisão de escolher quem será seu braço direito em "Mass Effect"

2) Destruir os Geth ou os Quarians?

No último jogo, você já está perto do que será o destino da Terra quando uma missão disponibiliza todo exército da raça Geth à sua disposição para colaborar com o planeta na luta contra os Reapers. Porém, isso resultaria na morte de uma frota da raça Quarian. Dilema: dizimar uma raça ineira (Geth) ou uma frota (Quarian)? O problema é que Tali, uma personagem que geralmente se envolve romanticamente com você, é uma Quarian. Como dizer à sua namorada que você vai matar seus amigos para ter o apoio dos Geth? Não existe uma resposta pra isso. Quando Tali vê que a frota morre, ela comete suicídio. Mas...pra alguns jogadores aparece uma opção que permite convencê-los a fazer as pazes e todo mundo fica vivo.

Em "Mass Effect": a paz entre quarian e geth é um sonho possível só pra alguns
Em "Mass Effect": a paz entre quarian e geth é um sonho possível só pra alguns

1) O que fazer com seu inimigo principal? Controlar ou destruir os Reaper?

*SPOILER* Esse é o final de "Mass Effect 3": Comte. Shepard consegue acesso à inteligência artificial que controla todos os robôs Reaper e precisa decidir o que fazer com todo esse poder. Se ele escolher destruir os Reapers, ele também destruirá toda forma de vida sintética da galáxia - entenda sintético como o oposto de orgânico, já que Reapers são robôs. Para evitar algo tão radical, você pode optar por controlar os Reaper. Só que pra isso acontecer Shepard se sacrifica (morre) e torna-se Skynet, a consciência que controla os robôs. Há também outro destino que é transformar TODO o tipo de vida da galáxia em um híbrido de orgânico com sintético, alterando o DNA de tudo que existe no universo. Ou, em último caso, Shepard apenas liga o "phoda-se" e não faz nada, então os Reapers continuam a destruir a Terra de onde pararam.

Qual foi a decisão mais complicada pra você enquanto jogava a trilogia de "Mass Effect"? Conta pra gente nos comentários!

O final de "Mass Effect": apenas caos
O final de "Mass Effect": apenas caos
sobre
o mesmo tema