Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
É importante seguir uma espécie de ritual na higienização eficaz desses tecidos tão importantes na cozinha.

Lavar os panos de cozinha é um hábito que faz parte das rotinas de limpeza da cozinha. No entanto, nem sempre é satisfatório lavá-los porque as manchas não saem e nem deve ser feito sempre da mesma maneira, pois depende do uso que está sendo dado a eles. Veja a seguir a fórmula secreta para limpar os panos de cozinha e deixá-los novinho!

Separe os panos

Em primeiro lugar, como em qualquer outra peça de roupa que esteja sendo lavada, é importante separar os panos por tipo de sujeira. Aquele usado para secar superfícies ou enxaguar o excesso de água não é o mesmo usado para remover manchas de gordura e restos de comida do cozimento. Obviamente, como primeira dica, é importante ressaltar que os panos mais sujos devem ser lavados separadamente e em temperaturas mais altas do que aqueles que são apenas panos de secagem.

Pré-tratamento dos panos

Uma segunda etapa importante é o pré-tratamento desses panos, os mais afetados pela sujeira, com a adição de produtos antimanchas, por exemplo, ou a aplicação direta de sabões específicos e uma leve fricção onde for mais necessário.

Lavagem dos panos

Depois que os panos forem lavados, é importante lavá-los separadamente para poder aplicar água muito quente (que as roupas normalmente não suportam), bem como detergente e bicarbonato de sódio no tambor da máquina de lavar. Basta polvilhar uma colher desse ingrediente sobre as roupas a serem lavadas antes de ligar a máquina para adicionar um pouco mais à lavagem. A água quente matará todas as bactérias e o detergente removerá a sujeira.

Evite amaciante e alvejante

Como orientação específica para esse tipo de tecido, é importante evitar produtos químicos, como amaciantes de roupas, que, embora proporcionem um perfume agradável aos panos, afetam sua capacidade de absorção. Além disso, produtos como alvejantes degradam a qualidade das fibras do tecido, portanto, evite usar esses produtos intensamente nas mãos se quiser mantê-las por muito tempo.

sobre
o mesmo tema