Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
A Microsoft, após migrar o Office para a nuvem com o Office 365, planeja fazer o mesmo com o Windows. Revelações recentes indicam a intenção de oferecer o Windows como um serviço em nuvem, transformando a forma como os usuários acessam e interagem com seus sistemas operacionais em diferentes dispositivos.

Há algum tempo, a Microsoft tem focado grande parte de seus desenvolvimentos na nuvem. Eles fizeram isso ao oferecer o Office 365 nesse formato e através de um modelo de assinatura, e agora estão pavimentando o caminho para fazer o mesmo com o Windows.

Isso é, pelo menos, o que foi revelado durante o julgamento entre a FTC e a Microsoft sobre a intenção de adquirir a Activision. O The Verge teve acesso a uma apresentação interna da Microsoft de junho de 2022, onde indica claramente a criação do "Windows 365 para habilitar um sistema operacional Windows completo distribuído da nuvem para qualquer dispositivo".

Na verdade, a empresa de Redmond já oferece algo semelhante para usuários corporativos, mas essa proposta deixa claro que a intenção é oferecer a mesma opção para os usuários finais. "Migrar o Windows 11 cada vez mais para a nuvem" está claramente definido ao lado de outros objetivos, como criar "silício personalizado", ou seja, um microprocessador teórico próprio para a linha Surface, similar ao que a Apple fez para seus Macs.

Conseguimos acesso ao Windows 365 em setembro de 2021

Na época, a proposta permitia usar o Windows 10 na nuvem e se conectar a uma espécie de PC na nuvem para trabalhar a partir de qualquer dispositivo (incluindo iPads). Nossas impressões foram mistas, porque, embora o conceito fosse interessante, não vimos grandes vantagens em relação ao uso de um PC convencional local.

Conforme apontado pelo The Verge, essa opção está sendo preparada, e uma futura atualização do Windows 11 incluirá o chamado "Windows 365 Boot". Esse recurso permitirá que dispositivos com Windows 11 façam login diretamente em uma instância de PC na nuvem assim que forem ligados. Ou seja, assim que iniciados, o que estaremos usando não é o nosso sistema operacional instalado localmente, mas a instância na nuvem.

Resta ver se essa proposta ganhará a mesma aceitação que o Office 365, que há algum tempo faz parte do Microsoft 365. Existem casos de uso, com certeza, mas será interessante ver se o grande público se convence com a ideia de não usar seu PC como tal, mas como um dispositivo que se conecta a um sistema operacional na nuvem.

sobre
o mesmo tema