Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
As boas relações são importantes para o bem-estar social e emocional do ser humano. Em momentos difíceis da vida, são nossos amigos que nos deixam mais felizes e conscientes com o próximo. Recentemente, Margot Robbie foi vista chorando e abalada após visitar Cara Delevingne, flagrada em estado crítico. Entenda os benefícios da amizade para a saúde mental com o psicólogo André Barbosa.

A modelo Cara Delevingne foi vista em estado crítico em aeroporto nos Estados Unidos neste mês. Visivelmente incapaz de controlar os movimentos do corpo e com aparência debilitada, a atriz de "Esquadrão Suicida" preocupou não só fãs e familiares, mas seus amigos também. Prova disso, Margot Robbie foi flagrada abalada e chorando muito ao deixar a mansão da amiga em West Hollywood.

A visita da estrela de "Barbie" é um sinal de que os amigos estão, sim, prontos e dispostos a oferecer apoio quando você mais precisar. Uma saúde mental abalada pode levar a pessoa à depressão, inclusive a ideações suicidas. Ao Purebreak, o psicólogo André Barbosa explica que alguém cometido a tais doenças, muitas das vezes, não conseguem verbalizar sobre suas emoções, não pelo sofrimento que vai ter, mas pelo que poderia causar nos entes queridos. "A presença deles é essencial para esses indivíduos", destaca.

5 dicas de como cuidar da saúde mental em ano de vestibular - O Salto

Entenda a importância da empatia

A empatia é o estado emocional de se colocar no lugar do outro. De acordo com André Barbosa, com amigos e familiares este sentimento é involuntário e aparece de forma ainda mais forte. No entanto, nós, serem humanos, conseguimos praticar esse ato até com desconhecidos, pois esse é o conceito que nos mantém civilizados e funcionais em comunidade:

"Nossa mente inconsciente absorve a dor do outro em um exercício inconsciente. Infelizmente, com o advento da internet, estamos perdendo um pouco dessa essência tão humana. Empatia, portanto, é a cola social que nos mantém em estado de uma busca de harmonia".

Uma conversa sobre empatia! - Blog Oficial do ParPerfeito

Quando reconhecer que nossos amigos precisam de ajuda?

Mas como reconhecer que nossos amigos estão passando por problemas e precisando de ajuda? O psicólogo alerta para as formas veladas, como isolamento, comportamentos autodestrutivos, compulsivos, como excesso de compras, comida, drogas e até mesmo sexo. "Alguns pedidos de socorro ainda são encarados com uma certa normalidade, como por exemplo, o excesso de trabalho. Temos uma tendência, como sociedade, de normalizar e aceitar, quando acabamos sem perceber que o outro está se afundando", alerta.

Mas será que é possível ajudar um amigo de uma forma sem que nossa saúde mental também não seja afetada. André Barbosa explica que é difícil estabelecer o nível de afeto na dor do outro. Ele finaliza: "Não temos tanto controle dessas limitações psíquicas, mas podemos encorajar o amigo a buscar ajuda devida, um psicólogo, por exemplo. Além disso, desenvolver hábitos saudáveis que ajudam no humor e ansiedade, como ir à academia ou praticar um esporte. Essas são formas eficientes de ajudar e não adoecer junto".

Empatia, please - Contact

Cara Delevingne
Cara Delevingne teve "choque de realidade" ao ver fotos em estado crítico: "Assustador"
Cara Delevigne e Margot Robbie devem ser ouvidas pela polícia após briga em Buenos Aires
Caso Cara Delevingne: a importância da amizade quando a saúde mental estiver abalada
Após crise, Cara Delevingne agradece apoio dos fãs nas redes sociais; veja
ver todas as notícias de Cara Delevingne Ver + matérias
sobre
o mesmo tema