Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Quando, em janeiro do ano passado, o patrimônio líquido de Elon Musk atingiu 277,3 bilhões de dólares, o CEO da Tesla se tornou a pessoa mais rica do mundo, ultrapassando o fundador da Amazon, Jeff Bezos. No entanto, a riqueza do empresário sul-africano variou desde então. Entre altos e baixos, ele perdeu cerca de 101 bilhões de dólares em menos de um ano.

Apesar dessa acentuada redução, Elon Musk continua sendo a pessoa mais rica do mundo, embora ainda esteja longe de alcançar a pessoa mais rica da história da humanidade. De qualquer forma, vale a pena analisar o que aconteceu recentemente para registrar essa perda. A compra do Twitter teve algo a ver? Qual foi o papel de sua empresa de carros elétricos? Vamos ver.

O patrimônio de Elon Musk caiu mais de 30%

Em 4 de novembro do ano passado, o empresário podia se gabar de ter um patrimônio de 320 bilhões de dólares, mas hoje ele não pode mais se dar esse "luxo". De acordo com a lista atualizada em tempo real das pessoas mais ricas do mundo da Forbes, Elon Musk tem atualmente uma fortuna de 219,6 bilhões de dólares. Isso representa uma queda de cerca de 31%, embora, certamente, ele ainda seja muito rico.

Com base na referida lista, podemos observar que Elon Musk tem 62 bilhões de dólares a mais que o CEO da LVMH, Bernard Arnault; 75,6 bilhões de dólares a mais que Jeff Bezos e 90,7 bilhões de dólares a mais que o fundador do Grupo Adani, Gautam Adani. Ou seja, a perda de 101 bilhões de dólares não resultou em uma mudança em sua posição no ranking.

A fortuna dessas figuras é muito dinâmica e pode mudar literalmente de um dia para o outro. Então, como é elaborado o ranking mencionado? Conforme explicado pela Forbes, há dois elementos principais que fazem parte da metodologia para o cálculo do patrimônio. Por um lado, temos os preços de suas ações e, por outro, outros ativos como empresas, propriedades, arte e mais.

No caso de Elon Musk, suas ações relacionadas à compra do Twitter afetaram sua fortuna, mas não de forma significativa. O empresário fez uma oferta para adquirir 100% da rede social por 43 bilhões de dólares. Embora seu patrimônio seja muito maior, ele não poderia fazer uma compra direta. A razão? Como vimos, parte de seu patrimônio é composta pelas ações de suas empresas.

Assim, em alguns meses, o empresário vendeu cerca de 7 bilhões de dólares em ações da Tesla para obter parte do dinheiro necessário para a compra do Twitter e fechou um acordo com um grupo de bancos liderados pelo Morgan Stanley para obter uma linha de financiamento pelo valor restante. No entanto, como o negócio ainda não foi concluído, o valor em dinheiro das ações continua sendo contabilizado em seu patrimônio.

O maior impacto no declínio da fortuna de Elon Musk está relacionado a uma queda acentuada nas ações de sua empresa de carros elétricos. Em novembro de 2021, elas eram negociadas a 414 dólares por ação, mas depois do crescente contexto de inflação, medos de uma possível recessão econômica e a Tesla não atendendo às expectativas de alguns analistas, agora estão sendo negociadas a cerca de 222 dólares.

Agora, como mencionamos no início, o magnata ainda estará longe de superar aqueles que foram as pessoas mais ricas da história. Com seu patrimônio de 219,6 bilhões de dólares, mais milhões ou menos milhões, a história tem um rei absoluto cuja fortuna é estimada em 400 bilhões de dólares. Este não lançava foguetes no espaço nem escrevia no Twitter: era Mansa Musa, o governante do Império do Mali a partir de 1312.

sobre
o mesmo tema