Por Lívia Jácome
O site Kickstarter serve para que qualquer pessoa possa buscar financiamento colaborativo para seus projetos. Selecionamos cinco projetos legais, na área de tecnologia, que vale conhecer, ou quem sabe, financiar.

Kickstarter é um site tem feito bastante sucesso lá fora. Nele qualquer pessoa pode cadastrar um projeto, em diversas áreas como moda, música, fotografia, games e outras. Quem desenvolve o projeto busca ali um financiamento colaborativo, para ser arrecadado dentro de um certo período de tempo. Qualquer pessoa pode fazer uma doação e receber em troca desde agradecimentos formais até o próprio produto em questão. O Kickstarter já contabiliza mais de 810 milhões de dólares em apoios e 4,9 milhões de projetos financiados.

Pensando nisso, o Purebreak listou cinco projetos bacanas que vale a pena conhecer e quem sabe apoiar.

1 - SHADOW | Community of Dreamers

Você acha as histórias que se passam na sua cabeça durante a noite dignas de serem compartilhadas? O aplicativo para celular Shadow promete ser um alarme, que após ser desativado, inicia processo de gravação para você descrever seu sonho e publicar no programa, de maneira anônima. A gravação de voz é transformada em texto e as palavras chave são selecionadas para catalogar como as pessoas sonham. O objetivo da comunidade é coletar informações ao redor do mundo e com isso ver os temas mais recorrentes e se pessoas de um mesmo local sonham de maneira parecida. Quer ajudar a financiar o Shadow? Conheça mais sobre o projeto no Kickstarter.

2 - iSketchnote

O produto é uma capa "inteligente" para iPad que promete digitalizar coisa que são escritas ou desenhadas em um caderno. Ao mesmo tempo em que você traça linhas em qualquer papel usando a caneta específica, o resultado já saí automaticamente em versão digital. O projeto existe para tablets e tambémem versão para computadores. O pedido de ajuda financeira inicial previa 35 mil dólares, mas eles conseguiram mais de 200 mil, isso antes de finalizar o tempo de captação.

3 - Batthead: A battery in charge

E se uma pilha pudesse ser desligada ou ligada quando necessário? E além disso, ela fosse recarregável? Pensando nisso, foi desenvolvido um protótipo de bateria tamanho AA que pode ser desligada por controle no smarphone e tablet. Se a pilha ficar sem atividade por um tempo, ela se desliga automaticamente.

4 - Structure Sensor: Capture the World in 3D

É um sensor 3D para dispositivos móveis, tais smartphones e tablets. Ele é acoplado a câmera de qualquer gadget (celular, tablet, etc.) e a partir daí "ver" o mundo em terceira dimensão. Com esse item pode-se escanear um ambiente e armazenar as medidas do local. Outra funções é poder criar um game dentro de um espaço físico real em que a pessoa está inserida, enquanto você vê o que acontece na tela do celular ou tablet.

5 - Tikker

Esse projeto é um tanto quanto inusitado. É um relógio que foi pensado para fazer uma contagem regressiva até o fim da sua vida. Mas a ideia por trás é positiva, já que ele prevê que as pessoas passem a terem atitudes melhores ao saber que resta pouco tempo. Imagine ter apenas 1 ano de vida e desfrutar de cada segundo de um jeito relevante? Se gostou da ideia, pode ajudar a financiar no Tikker no Kickstarter. Claro que o gadget pode ser usado pra contar os dias, ou até meses até aquele show incrível ou uma viagem super esperada.

 

 

sobre
o mesmo tema