Por Beatriz Vianna
Dia da Visibilidade Bissexual: conheça a história, a importância da data e o que podemos fazer para celebrá-la
Dia da Visibilidade Bissexual: conheça a história, a importância da data e o que podemos fazer para celebrá-la
Dia 23 de setembro é celebrado o Dia da Visibilidade Bissexual. A escolha partiu de ativistas americanos do movimento lá em 1999 que identificaram a necessidade de uma data para celebrar a comunidade. Acontece que, em pleno 2020, ainda há um certo tabu sobre sentir atração pelos dois gêneros, contribuindo para a reprodução de vários estereótipos e preconceitos. Precisamos falar sobre isso, né?!

Se você passou o mínimo de tempo na internet nesta terça (23) provavelmente deve ter visto algo sobre o Dia da Visibilidade Bissexual. A data é uma forma de celebrar a comunidade e reforçar que o B do LGBTQIA+ não é de "brigadeiro". Pessoas bissexuais existem e isso não é "apenas uma fase", como uma galera insiste em repetir por aí. Essa, inclusive, é uma forma de preconceito contra a comunidade e faz parte da lista de coisas que bissexuais não aguentam mais ouvir.

Mimimi e Fofurices: Setembro 2016

Por que 23 de setembro?

Em 1999, três ativistas americanos bissexuais, Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur, decidiram criar uma data para celebrar a comunidade bissexual em resposta à invisibilidade do movimento e como forma de reconhecer e exaltar pessoas bi, sua cultura e sua história.

Spongebob Writing GIFs | Tenor

Para quem não sabe, a escolha da data marca o aniversário da morte do psicanalista Sigmund Freud, o primeiro a tratar da questão da bissexualidade. Na 22ª Conferência da ILGA (International Lesbian and Gay Association), 23 de setembro foi instituído como o Dia da Visibilidade Bissexual.

Bissexualidade ainda é um tabu... mas precisamos resolver isso!

Tá mais do que na hora da galera entender que sentir atração pelos dois gêneros não tem nada a ver com promiscuidade ou indecisão. Ah! Independente da sua orientação, se você namora ou quer se relacionar com alguém bi, nada de reproduzir essa neura de que a pessoa está mais suscetível a te trair e/ou outros preconceitos.

O Purebreak até já preparou uma lista de definições de cada letra desse alfabeto colorido e as principais características de quem pertence a cada uma delas.

E um lembrete importante: não só neste Dia da Visibilidade Bi, como em todos os outros, continue lendo, assistindo e ouvindo bissexuais!

polo and cayetana elite | Tumblr in 2020 | Kiss and romance, Celebrity  crush, Actors

sobre
o mesmo tema