Por Bruno Janot
Confira esses clássicos da "Sessão da Tarde".

Todo ano quando chega o Dia das Crianças mesmo quem não é mais criança gosta de se sentir como uma. Não estamos falando de ganhar presentes, mas sim do impressionante sentimento de nostalgia que começa a bater. Saudades de um tempo que já passou e que não volta mais. Infelizmente.

Munidos dessas lembranças da época em que éramos baixinhos, começamos a olhar pra trás e ver coisas que marcaram nossa existência. E, claro, as listas de filmes começam a surgir. Quem cresceu na década de 90 sabe muito bem como era prazeroso assistir a "Sessão da Tarde" depois do almoço, ou então ir até uma locadora alugar alguma coisa pra ver no final de semana - a parte chata era rebobinar o VHS (os mais novos nem sabem o que é isso!)

Enfim, para alimentar esse sentimento de "como era bom ser criança", o Purebreak resolveu abrir o baú e listar 12 filmes que marcaram a infância de muita gente. Quem viveu essa época certamente vai se emocionar. Ah, mas se você nunca ouviu falar desses títulos, a gente recomenda que assista. Vai valer a pena!

"Esquecerão de Mim"

Os dois filmes estrelados por Macaulay Culkin não são um clássico restrito ao Natal, valem para o ano inteiro! Todas as armadilhas que Kevin apronta contra os "bandidos molhados" permanece até hoje no imaginário de muita gente.

"O Máskara"

Jim Carrey poderia ter vários filmes nessa lista, mas essa comédia representa todos em um só! Está lado o lado engraçado do ator, as piadas, referências ao estilo de quadrinhos. Certamente quem viveu na década de 90 não esquece da cena de dança na boate Cocobongo.

"Os Batutinhas"

"Garotas, erghhhhh!" Esse clássico da "Sessão da Tarde" mostrou como ninguém como se dá a relação entre meninos e meninas naquele período em que largamos os brinquedos e começamos a gostar de namorar.

"Dennis, o Pimentinha"

Enquanto o coitado do Sr. Wilson sofria com as travessuras do loirinho, as crianças morriam de rir com o que ele aprontava. Está para nascer alguém que tenha feito melhor uso das balas "mentex". Se você já viu esse filme, sabe exatamente do que estamos falando!

"Beethoven"

O São Bernardo mais amado do cinema! Monstruoso, atrapalhado, babão, são vários os adjetivos que podem caracterizar o cachorrão. Pra turma que não conhece: ele é o "Marley e Eu" da década de 90.

"Free Willy"

"Go Willy!" Como não se emocionar com a clássica cena da baleia orca pulando o muro de pedra e nadando para mar aberto?!

"Matilda"

Mara Wilson é uma espécie de Macaulay Culkin em versão feminina. Todo mundo queria ter os poderes e a inteligência de Matilda. Afinal de contas, arrumar o quarto com o poder da mente é tudo que uma criança gostaria de fazer, né mesmo?!

"A Família Addams"

Mortícia, Gomez, Tio Chico, Vandinha, Coisa... Tá difícil surgir outra família tão assustadora e amada ao mesmo tempo. A infância de muita gente ganhou pitacas de humor negro graças a esse clássico dos anos 90.

"Space Jam"

Michael Jordan, Pernalonga e companhia naquele que é até hoje o maior jogo da história de basquete. Brincadeiras a parte, o filme marcou quem cresceu na década de 90. Passados anos do lançamento, os efeitos visuais ainda impressionam.

"Jamaica Abaixo de Zero"

As olimpíadas de inverno nunca mais serão as mesmas depois que esse time jamaicano de bobsled pisou no gelo. Como não rir só de lembrar do ovo da sorte guardado dentro da cueca?!

"Lua de Cristal"

Para não reclamarem que a gente não coloca filme brasileiro, talvez um dos maiores clássicos da década de 90. A "obra-prima" da Xuxa está na mente (e corações) de quase todo "baixinho". Como não sabe pelo menos o refrão de "Lua de Cristal". Fora isso tudo, o filme ainda trazia o Sergio Mallandro como galã – tem como ser mais épico do que isso?!

"O Noviço Rebelde"

Didi + Sandy e Junior = um clássico das tardes quentes de verão.

sobre
o mesmo tema