Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Quando a bateria de um smartphone Android tende a se esgotar rapidamente, é fácil culpar certos aplicativos que têm a reputação de serem ávidos por energia. No entanto, se for o seu caso, é possível que você esteja mirando no alvo errado!

Todos nós já enfrentamos a situação de um smartphone cuja bateria se esgota abruptamente sem motivo aparente. Isso pode estar relacionado a diferentes situações: o desgaste natural de um smartphone tende a tornar sua bateria menos durável com o tempo, e às vezes algumas aplicações consomem muitos recursos.

Quando um smartphone não aguenta mais a carga como antes, é necessário questionar a razão dessa situação: você instalou novos aplicativos? Você mudou seus hábitos? É possível que seu telefone esteja afetado por um malware? Resumindo, uma pequena investigação é necessária.

Quando a causa da diminuição da autonomia vem do próprio smartphone

Quando nada parece errado com seu smartphone, é hora de procurar o potencial culpado da situação: o Google Play Services. É um aplicativo que funciona em qualquer smartphone Android e impacta dois elementos: autonomia e armazenamento.

Este software estrutura a experiência do Android em segundo plano. Nunca vemos este aplicativo, e no entanto, ele funciona constantemente. Ele permite que os serviços do Google funcionem em um smartphone equipado com uma versão do Android que é "certificada" pela empresa. Por exemplo, os dispositivos Huawei, que continuam baseados em um fork do Android, mas não possuem os serviços do Google, são privados disso.

O trabalho do Google Play Services é essencial para a confiabilidade do smartphone. No entanto, é também por esta razão que se trata de um aplicativo ávido por energia. E ao longo das atualizações do Android, seu consumo pode se tornar tão grande que acaba esgotando a bateria do dispositivo em questão rapidamente. Em resumo, se o seu smartphone está segurando cada vez menos carga, provavelmente é porque ele está envelhecendo e o Google Play Services está começando a pesar nos circuitos.

Não tente desinstalar o Google Play Services!

Ao acessar o Google Play, você pode ver que a opção "Desinstalar" aparece para o Google Play Services. Saiba que é inútil fazer isso: no máximo, você remove uma atualização, mas não o aplicativo inteiro. E com razão: é essencial para o sistema operacional.

Se você notar que seu smartphone ficou mais lento ou menos resistente de um dia para o outro, tente reiniciá-lo. Você também pode tentar parar os serviços do Google Play, pois é sempre possível que o aplicativo tenha travado. Outro reflexo a ter: verifique se não há uma atualização disponível, pois isso também pode prejudicar o desempenho do aparelho.

Se nada funcionar, talvez o seu dispositivo móvel tenha realmente se tornado muito velho e esteja sofrendo de um fenômeno que podemos chamar de obsolescência programada: as atualizações regulares tornam seu uso mais pesado. Talvez seja hora de trocar de smartphone...

sobre
o mesmo tema