Por Victor Viana
Reduza o tempo que você passa no celular com estas dicas do Purebreak
Reduza o tempo que você passa no celular com estas dicas do Purebreak
Não é preciso nenhuma pesquisa para saber que as pessoas estão passando muito tempo no celular. Basta se encontrar com seus amigos para perceber que a galera passa mais tempo olhando para a tela do que conversando. Se você faz parte do grupo de pessoas que anda preocupado com esse vício, o Purebreak pode te ajudar.

A internet é uma ferramenta ótima quando usada com equilíbrio. Afinal, não é mais novidade o quanto as redes sociais, por exemplo, podem ser tóxicas. O problema é que agora, com os celulares, nós estamos o tempo todo conectados e olhando para essas telas minusculas. Você já pensou sobre a quantidade de tempo que passa no celular? De acordo com uma pesquisa feita pelo We Are Social, organização do Reino Unido, o brasileiro fica cerca de quatro horas no telefone. Muita coisa, né? Então, caso você esteja querendo rever o quanto usa o telefone, o Purebreak trouxe sete dicas que podem de ajudar!

1 - Descubra quanto tempo você passa no celular

Antes de mais nada, é preciso identificar se você anda mesmo passando muito tempo no celular. O aplicativo Moment (disponível para iOs) calcula o tempo que você passa no celular e em cada aplicativo. Através de gráficos, ele irá mostrar como você usa seu telefone. O Offtime (Android), além de analisar o tempo que você passa no celular, ainda te possibilita dar uma bloqueada naquele aplicativo que você está usando muito.

2 - Desative as notificações

De qualquer forma, pelas próprias configurações do telefone, você consegue desativar as notificações de todos os apps, ou pelo menos daquele que mais tira sua atenção. Sabe quando você tá estudando e recebe uma notificação no Instagram, entra no aplicativo para dar uma olhada e perde duas horas no feed? Então, quando as notificações são desativadas, você vai entrar nas redes apenas quando estiver sem nada para fazer ou com tempo livre.

3 - Divida isso com outras pessoas!

A verdade é que todo mundo está passando bastante tempo no celular e tem muita gente incomodada com isso também. Fale sobre isso com outras pessoas. Por exemplo, se você está fazendo uma social com os amigos, vocês podem combinar de ninguém mexer no telefone por um período e isso ainda pode virar uma brincadeira entre vocês.

4 - Não vá dormir com o celular

Regra básica: não vá dormir mexendo no celular! Além disso tirar o seu sono, já que a gente acaba passando horas olhando os feeds alheios, essa prática se torna um hábito muito fácil. Vá para cama com um livro, por exemplo, e descanse.

5 - Preencha seu tempo com alguma atividade

Às vezes a gente fica uma hora direto mexendo no celular, curtindo fotos e assistindo Stories. Você já pensou no que poderia fazer nesse tempo? Ficar sem fazer nada é ótimo e a gente precisa mesmo tirar um tempo pra fazer essas coisas sem muita "relevância". Dê uma caminhada, assista uma série, prepare uma comida... aproveite seu tempo fazendo outras coisas.

6 - Deixe a tela do celular cinza

Tristan Harris trabalhava no Google com a função de encontrar formas de prender a atenção das pessoas pelo celular. Depois que deixou a empresa, Harris passou a trabalhar para combater as próprias técnicas. Uma das dicas do especialista para diminuir esse tipo de vício é deixar a tela do celular cinza. Sim, isso mesmo! Cores muito fortes e brilhantes são estimulantes para o cérebro. Então, quando tudo estiver cinza, a vontade de continuar mexendo diminuirá. Maneiro, né? E isso você pode fazer pelas próprias configurações.

7 - Organize os aplicativos

A gente tem a mania de deixar os aplicativos que mais usa logo na primeira tela do celular. Porém, para quem está tentando reduzir o vício, é bom deixar justamente os mais "importantes" lá atrás. Afinal, nós sempre entramos num aplicativo como quem não quer nada e "perdemos" horas por lá. Então, deixe esses que você entra com mais frequência lá na turma do fundão para não cair em tentação.

sobre
o mesmo tema