Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Talvez você já tenha visto algum funcionário colocando pedaços de fita adesiva no avião antes de decolar. Apesar de muitos passageiros ficarem apreensivos, existe um motivo para o uso desse item.

Você chega ao aeroporto, finalmente entra no avião e pensa: "Vou relaxar nessa viagem". No entanto, você se torna o espectador de um espetáculo talvez não muito reconfortante. Pela janela, você vê alguém colando fita adesiva em uma das asas. Embora sua preocupação possa ser totalmente razoável, você não deve se preocupar. Esse tipo de cenário se repete várias vezes em diferentes partes do mundo. Além disso, a Boeing reconhece que isso está incluído no manual de manutenção da aeronave.

Não se trata de fita adesiva, mas de Speed Tape

A verdade é que essa não é uma fita adesiva padrão, mas uma Speed Tape. Estamos falando de um produto de engenharia avançada que é composto de um suporte de folha de alumínio macio e revestido com um adesivo acrílico. Essas características, de acordo com a página de produtos da empresa norte-americana Boeing, tornam a fita termicamente condutora e altamente resistente. Assim, ela pode ser usada em peças delicadas e expostas, como a fuselagem ou as asas de uma aeronave. O site observa que uma peça protegida por essa fita pode resistir a "fogo, intempéries, umidade e raios UV". Essa é certamente uma série de qualidades que você pode dizer sobre a capa do "Homem de Aço". Mas, falando sério, vamos dar uma olhada em suas especificações.

O fabricante dessa fita isolante específica não é a Boeing, mas a conhecida 3M. Conforme detalhado em seu site, a "Aluminum Foil Tape 425 Silver" tem a capacidade de suportar uma ampla faixa de temperatura de -53 °C a 149 °C. Como podemos ver, não é necessário entrar em muitos detalhes para descobrir que as características da fita rápida e da fita adesiva padrão são muito diferentes. Entretanto, apesar de suas vantagens, a Speed Tape só deve ser usada em situações muito específicas.

Quando a Speed Tape pode ser usada?

De acordo com o The Points Guy, a Speed Tape é um ótimo recurso para fazer reparos temporários em peças não críticas que podem ser consertadas posteriormente. Ela também serve para melhorar a aerodinâmica e evitar o desgaste adicional da peça danificada. No entanto, os usos permitidos da fita de velocidade em aeronaves estão claramente definidos no manual de manutenção de cada aeronave e só podem ser realizados por técnicos de manutenção treinados para realizar esse tipo de reparo temporário.

Os danos externos geralmente são detectados durante as inspeções de rotina antes da decolagem. Em uma dessas inspeções, em outubro de 2019, o capitão de um Airbus A350-1000 da Virgin Atlantic descobriu que um ataque de pássaro havia causado um amassado em uma das asas. Foi uma pequena batida que não causou danos críticos. Assim, após autorização prévia, os técnicos cobriram a área afetada com fita de velocidade e a aeronave pôde decolar sem problemas. Entretanto, deve-se observar que nem sempre é esse o caso.

Uso inadequado de Speed Tape em avião

Sim, as viagens aéreas continuam sendo o meio de transporte mais seguro, mas as companhias aéreas nem sempre dão o exemplo em seus protocolos de manutenção. Diante dessa realidade, algumas companhias aéreas comerciais foram acusadas de uso inadequado da Speed Tape. Talvez o exemplo mais impactante seja o da United Airlines, que foi multada em US$ 805.000 pela Administração Federal de Aviação (FAA) em 2022. Uma penalidade que resultou, de acordo com o The New York Times, da realização de 193 voos com fita adesiva colocada incorretamente em três aviões.

Os fabricantes de aeronaves também costumam ter seus próprios contratempos. De acordo com a FAA, alguns Boeing 787 estão tendo problemas com a aderência da tinta. A solução recomendada? Usar Speed Tape temporariamente nas áreas afetadas.

Agora, quando você vir alguém colocando "fita" em uma aeronave, saberá que se trata de Speed Tape e que seu uso está descrito nos manuais de manutenção. Além disso, essa é uma tarefa que deve ser executada por técnicos treinados.

sobre
o mesmo tema