Por Beatriz Vianna
Feminismo: 5 dicas para você começar a fazer parte do movimento
Feminismo: 5 dicas para você começar a fazer parte do movimento
Se em algum momento você já pensou em fazer parte do movimento feminista e não sabe por onde começar, o Purebreak tá aqui pra resolver esse problema. Você pode (e deve) ser feminista, acreditar nesse movimento político, ter consciência do lugar que você ocupa na sociedade e do que é seu por direito. Não sabe por onde começar? Vem com o Purebreak!

O feminismo é um movimento que luta pela equidade de gênero na sociedade. Isto é, para que homens e mulheres tenham direitos equivalentes, levando em consideração a reparação histórica. No entanto, o movimento muitas vezes é demonizado e tido como um bicho de sete cabeças. Se você é homem temos algo especialmente feito para você entender como pode contribuir para o feminismo. Agora se você é mulher e sempre teve medo de se autointitular feminista, mas está repensando o assunto e não sabe por onde começar, vem que a gente te ajuda a resolver esse problema!

1. Olhe para suas crenças: você já pode ser feminista e nem sabe

Você também acredita que as mulheres não devem ser oprimidas pelo único e exclusivo fato de serem mulheres? Ou já entendeu que tamanho da roupa não justifica assédio? Que não é não? Essas são só algumas pautas do movimento feminista e que você já pode defender sem saber. Caso não, avance para o próximo item da lista. ;)

Rihanna GIFs | Tenor

2. Esteja aberta a ouvir e conhecer novas opiniões

Desconstruir é um processo. Não importa quanto tempo demore para você compreender as razões de quem defende determinada pauta, só o fato de estar aberta a ouvir e conhecer novas opiniões já é um passo importante. Sinta-se à vontade para mudar sua posição ou não sobre um tema.

Viola Davis GIF - Viola Davis - Discover & Share GIFs | Viola davis, Team  coco, Job interview

3. Leia sobre feminismo

As pessoas só demonizam o feminismo porque não leem sobre (ou não fazem questão). Por isso a nossa terceira dica é: conheça aquilo que você quer defender. Busque referências de autoras feministas. O feminismo é um movimento que abrange várias vertentes e com muitas especificidades dentro delas como é o caso do feminismo branco x o feminismo negro.

Moonstruck and Redlands are the two Image Comics's new releases you need to  be reading

4. Assista filmes e séries

Você também pode aprender sobre o feminismo maratonando filmes e séries. Te damos algumas dicas aqui!

5 filmes para você entender o feminismo

5. Ajude outras mulheres

Nem todas as mulheres se definem feministas, mas todas precisam e devem saber sobre o movimento que luta pela causa delas. Por isso não deixe de conversar com outras mulheres sobre o feminismo, ajude-as com referências e procure acolhe-las. Juntas somos mais fortes!

What TV Shows Get Right (and Wrong) About Sexual Assault | Girls Inc

sobre
o mesmo tema