Por Clarissa Alves
Situações da festa junina da escola que são muito irritantes
Situações da festa junina da escola que são muito irritantes
Algumas pessoas dizem que amam, mas até essas vão concordar com nossos argumentos.

Quem nunca passou raiva por causa de São João uma vez na vida que atire a primeira pedra - ou o primeiro estalinho, nesse caso. Quando chega essa época do ano, toda escola organiza sua confraternização. Pra descrever a experiência completa, o Purebreak vai listar os piores acontecimentos possíveis e que sempre se repetem nas festinhas juninas. Anarriê!

Os ensaios da quadrilha na quadra da escola
Os ensaios da quadrilha na quadra da escola

Seu par na quadrilha

As professoras fazem aquela chantagem básica com as turmas, dizendo que vai dar alguns pontos extra na nota final de quem participar da quadrilha, porque conta como atividade complementar. É um jogo sujo, você sabe que vai se stressar, mas aceita. Porque melhorar a nota é sempre um bom motivo. Aí, quando chega a hora de escolher quem fará par com quem, sempre funciona assim: ou faz um sorteio e, normalmente, você cai justo com únic@ colega de sala que não vai com a sua cara. Ou, na segunda opção, cada um convida quem quer que seja seu par, mas você morre de vergonha de falar com o crush, demora demais, então ele ou ela vira par de outra pessoa. Sobram só @s colegas chat@s, fei@s, idiotas. O jeito é escolher o "menos pior" e aceitar que vai passar o resto do mês ensaiando passos de quadrilha com aquela pessoa no final da aula.

Barraquinhas de festa junina e as filas que tiram a paciência
Barraquinhas de festa junina e as filas que tiram a paciência

Gastronomia: a comida é ótima, mas as barraquinhas...

Chegando no dia da festa, vai ter barraquinha com zilhares de iguarias que só comemos nessa época. O problema é: raramente as comidas duram até o final da festa. Você ainda queria provar a canjica e comprar umas paçocas, mas só sobrou alguma coisa na tia das sopas e algodão-doce. Fora isso, aquele sistema de entrar numa fila imensa pra comprar tiquets e depois entrar de novo na fila da tenda para retirar a comida que você escolheu é forçar demais a paciência de alguém.

Olhar de reprovação para o pirralho jogando estalinho
Olhar de reprovação para o pirralho jogando estalinho

Pirralhos e estalinho: o combo irritante

Como a festa junina de escola reúne todas as turmas de todas as idades, tem a pirralhada que adora correr em círculos, gritar e jogar estalinhos sem olhar pra onde aquilo está caindo. Em alguns casos, você olha com cara feia pra ver se a criança se toca, aí ela dá uma de rebelde. Decide chamar a atenção e joga bem no seu pé, só de sacanagem.

Seus pais julgando todos os seus amigos na festa junina da escola
Seus pais julgando todos os seus amigos na festa junina da escola

O julgamento: conhecer os pais dos seus amigos e apresentar seus pais

Essa parte é um sério constrangimento. Geralmente você nem sabe o que dizer depois do aperto de mão. Mas você até se livra rápido. Pior é quando seus pais insistem em ir "pra ficar só um pouquinho na festa", dizem eles. É aí que o julgamento começa. Vão querer saber tudo sobre seus amigos, a família deles, vão sondar sobre as notas e seu comportamento escolar com eles. Seus pais esquecem que eles são seus amigos e não vão te dedurar. E tem também a máxima escolar: tudo que se faz no recreio, fica no recreio. ;)

sobre
o mesmo tema