Por Carolinne Rigotti
Você sendo fã de gatos ou não, com certeza já ouviu que os bichanos são traiçoeiros, bagunceiros, arredios... E nem tudo é verdade! E nesta quinta-feira (8) estamos comemorando o Dia Internacional dos Gatos, então, nada mais justo do que defender essas criaturinhas lindas e mostrar que todo mundo PRECISA de um felino! #InternationalCatDay

Nós do Purebreak somos suspeitos por falar bem dos animais, afinal, nós amamos todos! Mas nesta quinta-feira (8), vamos dar uma atenção especial para eles, OS GATOS! Afinal, esta é a data que comemoramos o Dia Internacional dos Gatos e nada mais justo do que contar alguns mitos e verdades sobre os bichanos - afinal, eles ainda sofrem muito preconceito da parte de quem nunca teve um felino. Então, vamos sanar nossas dúvidas?

Gato é tudo igual: MITO

Gente, vamos lá: pode não parecer, mas cada animal tem sua personalidade! Por incrível que pareça, nem os animais da mesma espécie seguem o mesmo "padrão", digamos assim: temos os mais carinhosos, os mais agitados, os antissociais... Igualzinho aos humanos!

Gato é traiçoeiro: MITO

Outra mentira aí... Como citado no item anterior, de fato alguns gatos não são lá muito confiáveis, mas não dá para generalizar, né? A quantidade de gato que não pode ver um pé e já está se jogando e pedindo carinho é MUITO maior do que os que vão te morder a troco de nada, acredite!

Gatos fedem: MITO

Óbvio que, quando se trata de um bichinho encontrado na rua, as condições são diferentes, né? Mas, o gato em si já é um animal limpo DEMAIS! Estudos comprovam que os bichanos gostam de cuidar de sua pele e pelos - tanto que, já perceberam que os gatos estão se lambendo o tempo INTEIRO? A língua deles ajuda muito nesse processo de limpeza, já que é cheia de "pelinhos", que auxiliam na hora de tirar os pelos mortos e sujeiras de uma forma geral. E outra: eles não gostam de andar em locais sujos e/ou molhados (o que explica também a repulsa deles por água). Você também pode ajudar na higiene do seu bichinho, escovando os pelos regularmente, até mesmo para evitar as temidas bolas de pelos.

Gato só te procura quando quer comida: MITO

MENTIRA! Claro que os gatos amam uma amizade verdadeira que coloque comida no potinho deles durante o dia inteiro, mas isso não significa que ele SÓ te procura para isso! Gatos são extremamente companheiros, adoram ficar deitadinhos com você, receber um carinho...

Gatos são preguiçosos: REAL

Num geral, gatos dormem uma média de 13 a 16 horas por dia (seria nosso sonho?). Mas é claro que o dono do bichano deve ficar de olho nas atitudes do bichinho, né? Se ele pouco sai da cama, não come tanto assim ou sofreu alguma mudança de hábitos brusca, como parar de brincar ou ficar mais arredio, algo pode estar errado e a consulta de um veterinário é essencial!

Gatos são assustados demais: REAL

Quem convive com gatos já percebeu que qualquer barulhinho, é uma correria que só! E, realmente, os bichanos sempre se assustam mais, principalmente com sons, por conta de sua audição extremamente sensível - tanto que vários bichinhos não gostam de fogos de artifício, por exemplo. Estudos afirmam que um bom "bate papo" com seu bichano vai ajudar, além de fazer carinho e mostrar que está tudo bem, que ele não precisa ficar com medo daquilo. Se isso não funcionar, colocar o animal em um local tranquilo e sem barulhos pode ajudar muito também.

Gatos são curiosos: REAL

Ah, mas esses bichanos estão sempre com o nariz enfiado onde não são chamados! Qualquer coisinha nova - ou até pessoas -, lá está o gato cheirando... Mas essa atitude tem um motivo: gatos são territorialistas demais, ou seja, se tem algo diferente no espaço que eles estão, nada mais justo do que tomar conhecimento e saber se a pessoa ou coisa é de confiança, né? Mas esse não é o único "sinal" dessa curiosidade: eles observam tudo que você faz! Já percebeu que, ao ir para a cozinha, eles vão atrás à procura de comida? Ou quando você pega a chave, que eles já correm para a porta? Ele se antecipa aos seus passos, porque sabe exatamente o que você vai fazer a seguir - se for algo de sua rotina, claro.

Todos os gatos são ariscos: MITO

Isso também faz parte do item "cada animal tem a sua personalidade" ™️. Existem SIM os gatos que não gostam de muito contato nem com outros animais, nem com humanos. Afinal, se tem gente que também não é muito fã de conversar, por que todos os gatos são obrigados a demonstrarem seu amor? Cada um com seu jeitinho! Mas tem gato que é carinhoso até DEMAIS, mais até do que alguns cachorros...Experiência própria da equipe do Purebreak, já vimos e comprovamos que alguns felinos não trocam uma boa mão afagando-os por nada!

Gatos são bagunceiros: REAL

Mas, em defesa dos bichanos, eles só são assim porque amam brincar! E não tem essa de idade, até as criaturinhas mais velhas se amarram em chutar alguma coisa, dar aquelas mordiscadas... O segredo? Evitar deixar coisas que quebram em locais que os animais possam jogar no chão e, claro, caprichar nos presentinhos! E não precisa ser nada sofisticado, não: uma caixa, bolinha de papel/linha, uma fita qualquer... Tudo vira brinquedo para eles! E cuidado com os sofás, sempre bom investir em uma capa para protegê-los, porque escalada também é um esporte que essas criaturas adoram praticar!

E vamos lembrar de duas coisas: lugar dos animais não é na rua (nem pra 'dar uma voltinha', é arriscado demais! Existe o risco de atropelamentos, pessoas maldosas que possam fazer mal, contrair doenças...) e que os gatos são animais extremamente especiais, assim como os outros, e não merecem ser maltratados! Todos os seres merecem um lar e muuuuito amor! <3

sobre
o mesmo tema