Por Clarissa Alves
Em "Party Hard" tudo que você precisa fazer é acabar com uma festa
Imagine que no universo dos videogames, há uma maneira de acabar com aquele agito barulhento: a dica é que envolve muito sangue.

Uma das vantagens de conhecer indie games é descobrir como existem projetos inusitados borbulhando na mente de desenvolvedores pouco conhecidos. É o caso de "Party Hard": o jogo criado pelo estúdio Tiny Build, que coloca na sua mão o desafio de ser um assassino psicopata decidido a acabar com uma festa irritante dos vizinhos.

Em "Party Hard" tudo que você não vai fazer é dançar, beber e curtir uma festa. Seu personagem precisa encarar os desafios de planejar a morte de dezenas de convidados de uma festa chata sem ser pego pela polícia. O site oficial do jogo disponibiliza uma demo e se você arriscar jogar por 2 minutos vai notar que a vida de um assassino é bem mais difícil do que parece. Uma coisa é sair matando todo mundo. Outra é fazer isso sem ser descoberto!

Os gráficos de "Party Hard" seguem aquele estilinho retrô de 8 bits que está muito na moda entre os desenvolvedores independentes. A jogabilidade é muito simples: você anda com seu serial killer pela festa e tem apenas uma faca para dar conta do recado. É só se aproximar de um convidado e dar fim à sua existência. Por mais que possa parecer uma ideia muito violenta, já foi provado que esse tipo de situação não influencia em nada a cabeça dos gamers para que sejam pessoas cruéis.

"Party Hard" terá vários cenários e diferentes temas de festas
"Party Hard" terá vários cenários e diferentes temas de festas

A sensação é muito mais de raciocínio e estratégia para chegar ao objetivo final de "fazer a limpa" na festa do que, propriamente, de estar matando humanos. Você precisa criar métodos, usar o espaço a seu favor e se misturar na multidão pra fingir que não é um dos suspeitos. Sempre que um convidado encontrar um corpo no chão, ele chamará a polícia. Mas você só é descoberto se for visto matando alguém. Fora isso, é sempre possível fingir que não foi você quem deixou aquela sujeira no carpete.

De acordo com a Tiny Build, é um jogo semi-procedural. Pra entender melhor, isso significa basicamente que os ambientes vão sendo alterados pelo jogador após cada uma das ações que ele realiza ali, tipo em "Minecraft". Outro detalhe da jogabilidade é que tem estilo roguelike, então quando a polícia te prende, a partida acaba.

"Party Hard" está em fase de desenvolvimento e será lançado ainda em 2015 para PC, provavelmente via Steam e também iOS e Android. Sem dúvida, promete ser um passatempo bem envolvente para plataformas móveis.

Estilo roguelike, quando a polícia te prende em "Party Hard", a partida acaba.
Estilo roguelike, quando a polícia te prende em "Party Hard", a partida acaba.
sobre
o mesmo tema