Por Victor Viana
Enem 2020: prazo de inscrições é prorrogado até o dia 27 de maio.
Enem 2020: prazo de inscrições é prorrogado até o dia 27 de maio.
Apesar das polêmicas em torno da permanência do Enem 2020, estudantes de todo o Brasil precisam se inscrever para fazer o exame independente da decisão que seja tomada. Para nossa "sorte", o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) resolveu prorrogar o prazo de inscrição para a prova.

O Inep divulgou nesta sexta-feira (22) que irá prorrogar as inscrições para o Enem 2020. Apesar de toda polêmica envolvendo a permanência do exame durante uma pandemia, vale lembrar que o Ministério da Educação resolveu adiar a prova entre 30 e 60 dias. Ou seja, o Enem, que aconteceria em novembro, ainda não possui nova data, mas vai acontecer. Por conta disso, as inscrições vão até às 23h59 do dia 27 de maio, próxima quarta-feira, no próprio site do Inep. Para quem não tem isenção, o pagamento de R$ 85 precisa ser feito até o dia 28.

O Enem 2020 precisa ser cancelado?

No início deste mês, o MEC divulgou uma propaganda nas redes sociais que deixou muita gente revoltada. Como estamos passando por um momento fora do comum, várias escolas estão fechadas e por isso muitos estudantes estão tendo aulas à distância, virtualmente. Apesar dessa ser a única possibilidade de manter o calendário escolar durante a quarentena, sabemos que existe uma desigualdade no Brasil. Cerca de 30% da população não tem acesso à internet. Além disso, imagina-se quem nem todo estudante tenha um computador para acompanhar aulas ou até mesmo estudar.

Foi justamente por isso que a decisão de manter o Enem 2020 deixou, principalmente, muitos jovens irritados. Depois de bastante pressão nas redes sociais e o surgimento da hashtag #AdiaEnem, o Ministério da Educação tomou a decisão de adiar a prova. Não é o ideal, mas esperamos que até lá a situação do coronavírus no Brasil esteja mais controlada. Para mais informações, só continuar de olho aqui no Purebreak.

sobre
o mesmo tema