Por Guilherme Assumpção
Estudante de Letras na Universidade Federal do Espirito Santo, o capixaba passou três meses no continente africano para aprimorar o seu inglês.

Nossa seção de Intercâmbio já te apresentou à vida nos Estados Unidos e em países da Europa, como Portugal. Desta vez, embarcamos rumo à África do Sul, onde o capixaba Juan Buzan passou três meses estudando e aproveitando a melhor experiência de sua vida. Para o Purebreak, o jovem conta mais sobre adaptação, independência e rotina em outro país.

Acostumado ao jeitinho (e calorão) brasileiro, Juan enfrentou dificuldades para se adaptar ao clima da cidade de Cape Town. Se antes de pular de cabeça na experiência o intercambista acreditava que iria demorar até que falasse inglês fluentemente com os africanos, o jovem teve uma grata surpresa. Sem gaguejar no idioma, o rapaz conseguiu fazer bonito fora de casa. "Depois de dias sua mente começa a trabalhar 100% em inglês e tudo normaliza", explica.

Juan Buzan África do Sul
Juan Buzan África do Sul

Processo da viagem e alojamento

Aluno do terceiro período do curso de Letras – Inglês na Universidade Federal do Espirito Santo, o capixaba contatou uma agência de intercâmbio, em parceria com o governo de seu estado, para realizar o sonho de estudar em outro país. Sua escolha pela África do Sul veio da vontade de fazer algo diferente e quebrar um pouco do conceito que tinha do continente africano.

Já no país, Juan ficou abrigado na casa de uma família local. "Eles foram extremamente legais comigo. Me ajudavam com tudo e viramos amigos rapidamente", relembra, acrescentando que fez amigos de todas as nacionalidades por lá. "brasileiros, angolanos, espanhóis, madagascarense, dinamarqueses, portugueses", lista o jovem.

Juan Buzan África do Sul
Juan Buzan África do Sul

Choque cultural

Dizem que o brasileiro é o povo mais feliz do planeta, mas, segundo Juan, a galera da África do Sul não fica para trás. " Mesmo que eles tenham problemas no país, como desigualdades sociais, desemprego, crise na saúde, eles sempre estão sorrindo e de bom humor", conta o rapaz, adicionando que o ensino é totalmente diferente. "Quase todas as escolas são bem equipadas, possuem vários campos, anexos e o horário bem mais extenso".

Juan Buzan África do Sul
Juan Buzan África do Sul

Juan faz um balanço de seu tempo fora

Assim como Caio Caló, que amou cada segundo na Inglaterra, Juan não trocaria sua experiência por nada. "Os três meses que passei em Cape Town foram maravilhosos e intensos", relembra com carinho. "A experiência de estar em um intercâmbio é totalmente uma mistura de tudo. Alegria, dúvida, tristeza, animação... mas no final é tudo positivo", garante.

Aliás, o que começou sendo algo para aprimorar seu inglês, acabou sendo crucial para Juan refletir sobre o seu futuro. "Aprendi com os professores da escola onde fiquei como trabalhar o ensino de língua estrangeira para alunos não falantes de Inglês, o que será ótimo quando eu começar a dar aulas por aqui", explica. "Também comecei a entender como as amizades, a família e o autoconhecimento são importantes", acrescenta, dizendo-se hoje uma pessoa mais livre, mais amigável e totalmente conhecedor de si mesmo.

(Escrito por Guilherme Assumpção)

sobre
o mesmo tema