Por Aline Carvalhal
3 Fotos
Veja as fotos!
Os "Wink Glasses" possuem lentes que embaçam automaticamente. Assim óculos consegue um efeito de "piscada" que ajuda no descanso dos olhos de pessoas que passam muito tempo olhando para o computador. Legal, né?

Que Google Glass que nada! Japoneses estão criando óculos que piscam. Bem, mais ou menos. Os "Wink Glasses" possuem lentes que embaçam automaticamente e assim conseguem um efeito de "piscada", que ajuda no descanso dos olhos de pessoas que passam muito tempo olhando para o computador. Legal, né? Eles não piscam literalmente, mas o efeito é o mesmo.

Nos "Wink Glasses", as lentes embaçam a cada 10 segundos por um período de 0,2 segundo para aliviar a sensação de secura nos olhos e descansar a vista. A frequência pode ser ajustada pelo usuário, também. Só que ele não toca música =/

Os óculos japoneses usam uma bateria na haste esquerda que ativa o sistema e permite regular a frequência.

Qual a necessidade disso?!

Mas aí você se pergunta: para quê vou querer óculos que piscam se eu mesmo posso piscar? Bem, nem todo mundo sabe, mas telas de computador, os telefones celulares e outros equipamentos reduzem a ação de piscar, o que pode causar uma sensação de olho seco. É a chamada "vista cansada".

Um protótipo dos "Wink Glasses" foi desenvolvido em 2009, mas a patente se mostrou "ineficaz", já que o mecanismo era muito complexo e precisava ser calibrado de acordo com o tamanho da cabeça do usuário. Agora, porém, tudo parece funcionar bem. As lentes pesam 33 gramas e são mais pesadas que as de óculos normais (entre 15 g e 20 g) e custam cerca de 15,8 mil ienes (R$ 355).

sobre
o mesmo tema