Por Renata Kurisu
5 Fotos
Veja as fotos!
No Dia Nacional do Livro, o Purebreak e a Intrínseca vão sortear kits com os livros do escritor! John pode ter ganho fama ao lançar seu best-seller mais famoso, que vai até virar filme, mas desde 2007 já conta com uma legião de fãs. Saiba mais sobre o escritor!

Para o púbico jovem adulto, ele é o escritor do momento! Você pode até não saber o nome dele, mas com certeza já ouviu falar em "A Culpa é das Estrelas". Ainda não sabe de quem estamos falando? Sim, estamos falando dele mesmo... John Green, o fenômeno mundial da literatura, que ganha cada vez mais seguidores tanto na web quanto nas livrarias.

Para comemorar o Dia Nacional do Livro, em parceria com a Intrínseca, o Purebreak promove o concurso cultural John Green. Para participar, basta preencher o questionário na seção de concursos do site e responder a seguinte pergunta: "E você, até onde iria para conhecer seu autor predileto?". As três melhores respostas ganham um kit com os sucessos "A Culpa é das Estrelas", "O Teorema Katherine" e "Cidades de Papel".

Best-seller ganha as telonas

Só para se ter uma ideia, John já conta com mais de 1 milhão de seguidores no Twitter, o mesmo número, ou mais, de cópias que seu bestseller mais conhecido vendeu no mundo total. No Brasil, os números são ainda mais impressionantes: 300 mil exemplares vendidos.

"A Culpa é das Estrelas" chamou tanta atenção que um filme adaptado já está sendo produzido para os cinemas e se você acha que o autor só está esperando a hora de ver o longa nas telonas, você está enganado!

John se mudou para as proximidades das locações só para acompanhar o andamento da produção, e volta e meia publica nas redes sociais fotos dos bastidores. O filme gira entorno do romance de Hazel, papel de Shailene Woodley, protagonista do seriado "The Secret Life of the American Teenager", e Augustus, papel de Ansel Elgort, que estreará nos cinemas em "Carrie - A Estranha".

Além de "A Culpa é das Estrelas", que está em segundo lugar na lista de Best Sellers para Jovens Adultos do "The New York Times", Green já publicou outros livros que hoje em dia também figuram nessa lista. "Looking for Alaska" está na sexta posição e "Cidades de Papel" está em nono lugar!

Ganhando fama na internet

Fora isso tudo, John Green já conhece a fama desde seus tempos de YouTube! O autor, junto com o irmão mais novo, criaram um projeto chamado "VlogBrothers". que entrou no ar em 2007 e conta com mais de 1 milhão e meio de subscritos no canal. Ao todo cerca de 1120 vídeos e pouco mais de 11 milhões de visualizações demonstram o sucesso do vlog.

O "VlogBrothers" começou em 2007 com o projeto "Brotherhood 2.0" quando os irmãos John e Hank Green decidiram parar de se falar por mensagens de texto e começaram a se comunicar só por vídeos. A tarefa durou um ano, mas como os irmãos ganharam uma grande base de fãs e a popularidade deles cresceu, os dois decidiram continuar publicando os vídeos.

Com o projeto os irmãos falavam, e ainda falam, de tudo que acontece no mundo: piadas nerd, política, explicam problemas internacionais para quem não entende do assunto... e tudo de maneira bem divertida.

Igor Silva, estudante de Jornalismo, contou que acompanha os passos de John desde 2009: "Eu não acompanhava nenhum vlog nessa época (2009), mas o jeito como o John falava (e sobre o que ele falava) me deixou interessado. Virei fã de carteirinha dele, assistindo muitos dos vídeos mais antigos no intervalo entre cada vídeo novo."

Apesar de tudo, em 2010, John se ausentou por um mês após o nascimento de seu primeiro filho. O autor é casado e pai de um menino e uma menina. Mas ele voltou e continua publicando os vídeos para a alegria da #nerdfighteria, como é conhecido o fandom dos irmãos.

Da web para as livrarias

Mas como ele decidiu entrar no mundo dos livros? "Looking for Alaska" foi seu primeiro livro publicado em meados de 2005 e ganhou o prêmio anual da American Library Association por ser o melhor livro escrito para jovens, baseado inteiramente em seus méritos literários!

Depois disso ele lançou, em 2006, "O Teorema Katherine", que conta a divertida história de um adolescente que só apaixona por garotas chamadas Katherine. Ele se apaixona por 19 meninas com esse nome. Em 2008, ele publicou "Cidades de Papel" que mostra um garoto em busca de uma amiga de infância que decidiu sumir do mapa!

Antes mesmo de concluir "A Culpa é das Estrelas", seu livro mais famoso mundialmente, John conseguiu uma façanha inédita: ocupou o primeiro lugar das vendas da Amazon.com e da BarnesandNoble.com. Tudo isso, com a ajuda dos fãs do "VlogBrothers" que fizeram uma campanha enorme nas redes sociais. O livro conta de forma divertida a história de uma jovem que tem câncer terminal e já está sendo gravada para chegar nas telonas do mundo inteiro!

Igor ainda comentou o porque de ler os livros de John: "Ele sabe trabalhar a emoção dos personagens muito bem. E, como leitor, isso me deixa muito envolvido na narrativa. E ele sabe como colocar isso dentro da história que ele está contando sem que seja gratuito ou melodramático. Acho isso muito legal."

Fanbase brasileira famosa

Os três últimos livros foram publicados no Brasil pela Editora Intrínseca e chamou a atenção de John Green quando a tag #CulpaDoJohnGreen ficou no topo do Trend Topics no Twitter em algumas cidades brasileiras: "A hashtag que começou pela minha maravilhosa editora brasileira para comemorar o lançamento de 'A Culpa é das Estrelas' está bombando no Brasil. Eu amo o Brasil."

Quando perguntado porque acha que os livros de John fazem tanto sucesso no Brasil, Igor apenas respondeu: "Acho que a histórias que ele conta tem um certo apelo universal. Ele fala de situações vividas por jovens de um jeito franco e muito aberto. Acho que é fácil de se identificar com os personagens dele em muitos casos, protagonistas ou não."

(Escrito por: Renata Kurisu)

sobre
o mesmo tema