Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Lavar o cabelo apenas uma vez por semana pode parecer uma maneira eficiente de economizar tempo e proteger certos tipos de cabelo, mas será que essa prática é realmente saudável? O texto a seguir explora as recomendações de especialistas sobre a frequência ideal de lavagem dos cabelos e discute os impactos negativos que a exposição a poluentes e a acumulação de resíduos podem ter na saúde do couro cabeludo.

Certamente não será a primeira vez que você se perguntou com que frequência deve lavar o cabelo para mantê-lo bonito e saudável. Você deve ter notado que há pessoas que tentam atrasar a lavagem o máximo possível, recorrendo a shampoos secos e penteados presos para aguentar mais um dia sem lavar o cabelo.

Seja devido ao tipo de cabelo que se tem, como é o caso dos cabelos cacheados que sofrem bastante com as lavagens, já que os shampoos geralmente são muito fortes para os cachos se usados diariamente, inclusive aqueles que não contêm sulfatos. Ou pelo tempo que leva para secar o cabelo, alisá-lo, modelá-lo... enfim, para deixá-lo perfeito após cada lavagem.

No entanto, pode ser que essa prática de lavar o cabelo apenas uma vez por semana não seja tão boa ideia quanto parece, e mesmo que pareça que o cabelo está limpo. Há especialistas que aconselham lavar o cabelo com a frequência que for necessária, sempre dependendo do tipo de cabelo e usando os produtos adequados; enquanto outros são claros que não é recomendável ficar muito tempo sem lavar o cabelo.

Porque mesmo que o cabelo possa parecer limpo, na realidade não está, como o de alguém que lava o cabelo frequentemente. A poluição, os produtos que aplicamos no cabelo, o suor, a gordura ou as células mortas sujam o cabelo mesmo que você não perceba, e todos esses fatores saturam o cabelo.

De acordo com Rosi Fernandez, diretora da Ananda Ferdi, quando lavamos o cabelo menos de duas vezes por semana, os folículos ficam obstruídos, o que pode causar maior sensibilidade no couro cabeludo, coceira, caspa e até mesmo perda de cabelo. O principal motivo é que os folículos pilosos ficam obstruídos, resultando em asfixia do cabelo, tornando-o mais propenso a cair.

A poluição e a infrequente lavagem do cabelo

As pequenas partículas poluentes presentes no ar se depositam sobre o cabelo, fazendo com que o couro cabeludo não respire bem. Por esse motivo, lavar o cabelo não é apenas recomendável, mas praticamente essencial para eliminar todos os resíduos que se acumulam, porque, caso contrário, acabarão enfraquecendo o cabelo. E não importa se o cabelo é grosso ou seco.

De fato, os efeitos negativos que a poluição pode causar ao cabelo já foram estudados em 1994 pelo Centro de Pesquisa em Toxicologia Industrial de Lucknow. "Naquela época, foi demonstrado que partículas suspensas, fumaça e gases poluentes se depositavam no cabelo e no couro cabeludo, provocando reações inflamatórias e irritativas que podem até causar queda de cabelo", explica Adolfo Remartínez, fundador da Nuggela & Sulé.

De qualquer forma, lavar o cabelo frequentemente e até todos os dias, não vai fazer com que o cabelo caia mais. Porque os cabelos que caem durante a lavagem já estão mortos e acabariam caindo de qualquer maneira.

sobre
o mesmo tema