Por Victor Viana
A Anvisa divulgou nesta terça-feira (3) que remédios à base de cannabis poderão ser comercializados no Brasil. A notícia, obviamente, está dando o que falar. Afinal, quando o assunto é maconha, as opiniões de quem não entende muito sobre o assunto costumam ser bem negativas. No entanto, o Purebreak trouxe uma thread que explica direitinho o assunto e o que mudou.

Nesta terça-feira (3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda de remédios e produtos à base cannabis em farmácias, para uso medicinal, no Brasil. Apesar da regulamentação ter sido aprovada de forma unânime, a nova política é temporária e possui validade de apenas três anos. De qualquer forma, é interessante ver que o Brasil está se abrindo para esse assunto, né? De qualquer forma, a notícia está dando o que falar, principalmente nas redes sociais. Então, se você quer entender direitinho o que muda, se liga nessa thread do Twitter:

Atualmente no Brasil, apenas a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (ABRACE) possui autorização judicial para plantar cannabis. Com essa nova medida, acredita-se que cerca de 55 milhões de brasileiros com doenças crônicas poderão ter acesso aos medicamentos. Hoje, a ABRACE, que fica localizada em João Pessoa, na Paraíba, atende aproximadamente 2.900 pacientes, de diferentes lugares do Brasil. Com essa nova medida, mesmo que não permita o plantio, outras empresas poderão importar e comercializar os medicamentos à base de cannabis.

A maconha será legalizada no Brasil?

Essa ainda é uma pergunta bem complicada de ser respondida. Afinal, ainda há muito preconceito, o que deixa as pessoas mais relutantes em relação à planta. De qualquer forma, esse pode ser um primeiro passo. Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto e quer desconstruir algumas ideias, o Purebreak já fez um Desculpa o Textão sobre cannabis.

sobre
o mesmo tema