Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
O Brasil tem passado por um período difícil em sua história. Os últimos anos do país foram marcados pelas consequências da pandemia, estagnação da economia e a volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU, com milhões de pessoas sem saber quando será a próxima refeição. Separamos 5 marcos horríveis para nosso país, que evidenciam a importância de votar com consciência nas Eleições de 2022.

As Eleições de 2022 são históricas por vários motivos. Além de recordes e sucesso de candidaturas importantes, é um momento crucial para es brasileires, levando em conta que o país teve muitos problemas graves nos últimos anos. O Brasil aumentou, consideravelmente, o nível de pobreza em 2022 e cada vez mais pessoas passam fome. Também lideramos o ranking de mortes por Covid e vimos crescer casos de estupro e violência policial.

Resumindo: muita coisa está dando errado! E uma forma de contornar os problemas é elegendo bons representantes, que se importam com as minorias e se preocupam com es mais vulneráveis do país. Se você não está convencide dos problemas do Brasil, separamos 5 fatos horríveis que, infelizmente, marcaram os últimos anos da nossa história.

1. Brasil voltou ao Mapa da Fome

Alguns tentam negar, mas é fato: a fome disparou no Brasil. Segundo as Nações Unidas, o Brasil voltou para o Mapa da Fome em 2018. Atualmente, 33 milhões de brasileires não sabem quando será a próxima refeição, segundo pesquisa divulgada pelo Jornal Nacional - ou seja, cerca de 15% da população está nessa situação assustadora. É um dos maiores problemas do nosso país, já que direito a uma alimentação de qualidade é básico e essencial para que qualquer indivíduo possa viver.

2. Lideramos mortes por Covid-19

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o 2º país na lista de mortes por Covid, atrás apenas dos Estados Unidos. Ao todo, são mais de 680 mil pessoas que perderam a vida pela pandemia, quase 100 mil a mais do que é registrado pela Índia, país com população superior a 1 bilhão de pessoas (por aqui, "só" temos cerca de 212 milhões). É evidente que a prevenção e distribuição inicial de vacinas pelo Brasil tiveram uma série de problemas, que justifica uma taxa tão alta e triste.

Brasil tem mais de 680 mil mortos pela pandemia da Covid-19
Brasil tem mais de 680 mil mortos pela pandemia da Covid-19

3. Aumento nos casos de estupro

Ser mulher é sempre complicado, mas nos últimos anos a situação ficou pior por aqui. Dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados pelo G1, mostram que houve mais de 56 mil estupros de mulheres no ano passado, o que significa um aumento de 3,7%. Segundo o veículo, isso quer dizer que a cada 10 minutos, uma mulher foi estuprada no Brasil.

4. Ações policiais ficaram mais letais

A comunidade preta também é uma das que mais sobre com a violência urbana, principalmente se analisarmos os números de violência policial. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 mostrou que a morte de pessoas durante as intervenções policiais aumentou de 5.179 para 6.145 em menos de quatro anos - sendo que os negros são as maiores vítimas.

5. Violência política subiu 400%

Algo que as Eleições trouxeram foi o aumento da violência política. 2022 foi marcado pelo assassinato e espancamento de eleitores do ex-presidente Lula por motivos relacionados à política. Segundo pesquisa, citada pelo O Globo, o aumento dos registros de violência foi de 400% em comparação a última eleição. Novos estudos mostram que 1 a cada 3 eleitores também sentem medo de mostrarem suas opiniões políticas, o que é uma base da democracia.

Todos os fatos são provas de que as Eleições 2022 serão definitivas para o futuro do nosso país e de tantes brasileires que precisam de um governo mais solidário, empático e democrático.

sobre
o mesmo tema