Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
As Eleições 2022 aconteceram no último domingo (2) em todo território nacional e milhões de brasileiros foram às urnas eleger seus próximos deputados, governadores e senadores. Com um 2º turno diferente, eleição de mulheres trans e menor número de votos brancos em anos, é possível dizer que foi uma votação histórica para o Brasil. Confira 5 provas de que as Eleições de 2022 serão lembradas por muito tempo!

Depois de muita expectativa, as Eleições de 2022 aconteceram no último domingo (2), em todo território brasileiro. Já sabíamos que seria uma disputa tensa, com o país dividido em polos opostos. O clima segue parecido para o 2º turno, que rola em 30 de outubro, e terá Lula e Bolsonaro na briga pelo cargo de Presidente da República.

Mas para além de tensão e brigas, as Eleições 2022 também foram marcadas por inúmeros feitos históricos - alguns bem positivos -, que garantem que a votação será lembrada ainda por bastante tempo. O Purebreak separou 5 deles. Confira!

1. Lula está na frente do atual Presidente

Para começar, é a primeira vez na história das Eleições que um ex-Presidente enfrenta um atual Presidente em exercício. Não só isso, como Bolsonaro foi o 1º Presidente, em disputa por um 2º mandato, que não abriu vantagem em relação ao seu adversário. Como sabemos, Lula está na frente, com 48% dos votos no 1º turno. Caso o candidato do PT ganhe as Eleições, no final de Outubro, Jair Bolsonaro também será o 1º Presidente na história da democracia brasileira a não conseguir reeleição.

2. Mulheres trans eleitas como Deputadas Federais

As disputas eleitorais foram marcadas por agressões e muita opressão, infelizmente. Porém, há motivos para comemorar. O Brasil elegeu, pela 1ª vez, mulheres trans ao cargo de Deputada Federal. São elas Erika Hilton, do PSOL de São Paulo, Duda Salabert, do PDT de Minas Gerais, e Roybeyoncé, do PSOL de Pernambuco. Aos poucos, a comunidade LGBTQIAP+ garante sua presença e representatividade política!

3. Menor número de votos nulos em anos

Como falamos, foi uma votação acirrada e bem polarizada. Talvez uma das evidências disso sejam os números de votos brancos e nulos. De acordo com o G1, o índice foi o menor em uma eleição desde 1994, com apenas 5,4 milhões - o que representa 4,4% do total. O portal ainda afirma que o número é quase metade do que vimos na última eleição, em 2018, em que brancos e nulos correspondiam a 8,8% de todos os votos.

4. Por outro lado, foi a maior abstenção

Porém, é importante destacar que as Eleições de 2022 foram também marcadas pela abstenção de eleitores - ou seja, brasileiros aptos para votar, que não compareceram às urnas. Segundo o próprio TSE, mais de 32 milhões de pessoas não exerceram seu dever como cidadão, o que corresponde a quase 21% de abstenção. Agora, os faltantes têm até 60 dias para justificar a omissão e estão sujeitos a pagar multa para a Justiça Eleitoral.

5. Artistas e famosos revelaram voto pela 1ª vez

Outro fenômeno que vimos por enfrentar uma eleição tão polarizada foram artistas e figuras públicas, que não se posicionavam politicamente, revelando o seu voto pela 1ª vez. Um exemplo, é claro, foi Anitta que não só declarou voto em Lula como fez campanha pelo ex-Presidente, a fim de lutar contra o governo antidemocrático de Bolsonaro. A gente sabe a importância de se posicionar, principalmente em momento de crise, né?

Como se já não estivesse claro: dia 30 de outubro será decisivo para a história do Brasil e, mais uma vez, teremos que votar conscientes para um futuro melhor!

sobre
o mesmo tema