Por Victor Viana
Covid-19 no Brasil: relembre 5 grandes tragédias brasileiras que foram ultrapassadas pela situação da pandemia no Brasil
Covid-19 no Brasil: relembre 5 grandes tragédias brasileiras que foram ultrapassadas pela situação da pandemia no Brasil
O Brasil está passando por uma situação muito complicado e, infelizmente, que já dura um ano. A pandemia da Covid-19 pegou o mundo inteiro de surpresa, mas poucou lugares foram tão afetados como o Brasil. Além da desorganização do nosso governo, parte da população também não faz a sua parte e o nosso problema só fica mais grave. O Purebreak resolveu relembrar outras tragédias brasileiras que já foram ultrapassadas pela pandemia.

Já faz um ano que o mundo foi tomado pela pandemia do coronavírus e que as nossas vidas viraram de cabeça pra baixo. No Brasil, infelizmente, a situação é ainda mais crítica do que no resto do mundo. Com quase 280 mil mortes por covid-19, a média atualmente é de 1.841 óbitos por dia. Sem medidas de restrições adequadas e muito menos previsão para vacinar toda a população, O Brasil se encontra em um verdadeiro colapso.

Mesmo assim, parte população parece não ficar mais chocada ao saber que até esta terça-feira (16) morreram 279.286 pessoas. Isso, claro, sem contar a subnotificação dos casos. Especialistas dizem que esse número pode ser ainda muito maior em razão da falta de testagem em larga escala. Ou seja, pode ser muito pior. Com o intuito trazer mais conscientização sobre a situação do nosso país, o Purebreak listou outras catástrofes que aconteceram no Brasil, chocaram bastante a população e ainda sim foram menos graves que a pandemia.

1 - Boate Kiss

Incêndio na boate Kiss aconteceu em 2013 e matou mais de 200 pessoas
Incêndio na boate Kiss aconteceu em 2013 e matou mais de 200 pessoas

Em janeiro de 2013, um incêndio na boate Kiss, localizada na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, matou 242 pessoas e deixou 636 feridos. Como se trata de uma região universitária, muitos jovens faleceram e o caso comoveu o Brasil inteiro. Afinal, não tinha como não se emocionar ao ver famílias inteiras chorando porque perderam seus filhos. Em um dia no Brasil é como se sete boates igual a Kiss pegassem fogo.

2 - Chuva na Região Serrana

Em 2011, o alto índice de chuva na Região Serrana do Rio de Janeiro matou mais de 500 pessoas
Em 2011, o alto índice de chuva na Região Serrana do Rio de Janeiro matou mais de 500 pessoas

Já não é novidade pra ninguém que a Região Serrana do Rio de Janeiro sempre sofre com enchentes e deslizamentos no início do ano por conta do alto volume de chuva que afeta o local. No entanto, em 2011, essa situação foi muito mais grave. Juntando tudo o que ocorreu em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro, foram 506 mortes.

3 - Acidente de avião da Chapecoense

O acidente de voo da Chapecoense, de 2016, matou 79 pessoas
O acidente de voo da Chapecoense, de 2016, matou 79 pessoas

Em 29 de novembro de 2016, jogadores e funcionários da Chapecoense, time da região Oeste de Santa Catarina, pegaram um voo da Bolívia para Colômbia por conta de um jogo que tinham no país. Entretanto, o avião, que também contava com jornalistas, convidados e a própria tripulação, caiu um pouco antes de pousar na cidade de Medellín. Sobreviveram apenas seis pessoas e 79 morreram no acidente. Na época, a tragédia fez o Brasil inteiro chorar.

4 - Rompimento da barragem em Brumadinho

O rompimento de barragem de Brumadinho, em 2019, deixou 257 mortos
O rompimento de barragem de Brumadinho, em 2019, deixou 257 mortos

No dia 25 de janeiro de 2019, a sede da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, foi tomada por lama. A barragem de rejeitos de Córrego do Feijão se rompeu e uma verdadeira avalanche atingiu a área administrativa da empresa, incluindo o refeitório e a comunidade que morava ali próximo, na Vila Ferteco. Entre trabalhadores e moradores da região, 257 pessoas morreram. O ocorrido deixou o Brasil em choque. Infelizmente, não foi a primeira vez que uma barragem da Vale rompeu e deixou vários mortos.

5 - Colisão do Voo 3054 da TAM

A colisão do voo 354 da TAM, em 2007, matou 199 pessoas
A colisão do voo 354 da TAM, em 2007, matou 199 pessoas

Em 17 de julho de 2007, um avião da antiga companhia TAM vinha de Porto Alegre para São Paulo, mas não conseguiu pousar na pista do aeroporto de Congonhas e acabou se chocando em um posto de gasolina e também em um prédio localizado ao lado do aeroporto. 186 pessoas que estavam a bordo do avião morreram e mais 13 que estavam em solo. O acidente, claro, mexeu com o Brasil todo.

Essas cinco tragédias que chocaram o Brasil no passado, infelizmente, não chegam nem perto do que está acontecendo agora no nosso país. Estamos passando por uma situação muito mais grave e todo cuidado é pouco. A única maneira de evitar que mais pessoas morram é permanecendo em isolamento. Então, se for possível, fique em casa.

sobre
o mesmo tema