Marca conhecida de chocolate tem venda, distribuição e consumo proibidos por ser ilegal
Publicado em 7 de setembro de 2023 às 16:03
Por Maria Luisa Pimenta | Redator
Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
A ANMAT - Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica - proibiu a produção, distribuição e comercialização de uma marca reconhecida de chocolate. Conheça os detalhes
Marca de chocolates foi proibida na Argentina Marca de chocolates foi proibida na Argentina© Getty Images
Rótulo de chocolate afirmava que produto não tinha glúten, mas tinha
Marca de chocolates foi considerada ilegal por informações falsas no rótulo
Chocolate argentino foi proibido por conter informação falsa no rótulo
É sempre importante olhar bem o rótulo de qualquer alimento (como chocolate) antes de comer
Veja + após o anúncio

Uma marca de chocolates bastante conhecida na Argentina precisou ser retirada dos mercados após a ANMAT (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica) pedir a sua proibição. Essa medida foi tomada por causa de um erro que pode parecer pequeno para algumas pessoas, mas que pode causar problemas bem sérios para a saúde. Entenda.

Erro no rótulo fez marca de chocolate ser proibida

O anúncio da proibição da venda, distribuição e consumo da marca de chocolate Latte Choco Late foi publicado no dia 13 de junho deste ano no Diário Oficial da Argentina de acordo com a disposição 3998/2023. A medida surgiu após uma auditoria realizada pela Direção de Bromatologia e Zoonose da Municipalidade de Florentino Ameghino, província de Buenos Aires.

A DIPA (Diretoria de Indústrias e Produtos Alimentícios) realizou uma verificação nos rótulos dos produtos e constatou um erro gravíssimo. Acontece que o chocolate não indicava "corretamente a informação obrigatória no rótulo como os alérgenos e substâncias capazes de produzir reações adversas em indivíduos suscetíveis". A marca não tinha autorização para preparar alimentos isentos de glúten mas, mesmo assim, contava com a legenda "sem TACC", que indica que o produto não tem glúten. Ou seja, o rótulo não só estava incorreto como tinha informação falsa. Assim, o chocolate da marca Latte Choco Late foi considerado ilegal.

Problemas de comer alimentos com glúten

O erro cometido pela Latte Choco Late é gravíssimo porque pole colocar a vida em risco. Pessoas celíacas e que não podem ingerir glúten (independentemente do motivo) podem ter reações alérgicas extremamente graves. Por isso, é tão importante que as empresas tenham esse cuidado de detalhar com precisão quais são as substâncias presentes em um alimento. Além disso, antes de comprar um produto, é fundamental olhar com cuidado as informações no rótulo.

Palavras-chave
Comida Curiosidade Entretenimento Comportamento Mundo
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Humor, vida dos famosos e mais: 5 motivos para seguir Otariano nas redes sociais
Humor, vida dos famosos e mais: 5 motivos para seguir Otariano nas redes sociais
4 de janeiro de 2024
Ana Hickmann presa? Alexandre Correa, ex da apresentadora, a denuncia por alienação parental
Ana Hickmann presa? Alexandre Correa, ex da apresentadora, a denuncia por alienação parental
4 de janeiro de 2024
Anitta e Melody terão 3 músicas juntas! Saiba tudo sobre a parceria
Anitta e Melody terão 3 músicas juntas! Saiba tudo sobre a parceria
4 de janeiro de 2024