Por Thais Marques
Quem tem o costume de ler os rótulos dos produtos já deve ter se deparado com diferentes tipos de selos veganos e cruelty free. Muitas marcas estão começando a se adaptar a essas realidades, mas, como não temos regulamentação, algumas fazem o uso indevido das marcações. E mais: vegano e cruelty free não significam a mesma coisa! Se quiser ficar por dentro e contribuir com a causa animal, vem entender melhor com a gente!

O veganismo não está presente só na hora de escolher o que comer, ele é um estilo de vida e um movimento político. Mas o que isso significa? Roupas, sapatos, produtos de higiene pessoal e até mesmo os itens de limpeza doméstica devem seguir a mesma lógica: nada de testes ou ingredientes que sacrificam ou maltratam os animais. Claro que às vezes não é possível cumprir tudo, mas sempre tem um jeitinho de você fazer o máximo possível ou começar aos poucos a se tornar uma pessoa mais ativa na causa animal.

Uma prática que pode ser inserida, principalmente para quem tem dificuldade de adaptar a dieta, é o uso de produtos de higiene pessoal e cosméticos que são veganos. Aí você pensa: "Ah, vai ser fácil. É só olhar na embalagem os que têm os selos de vegano ou cruelty free". Mas não é bem assim! Além de existir uma diferença entre esses dois termos, as próprias marcas colocam os selos lá sem a devida responsabilidade.

Qual é a diferença entre vegano e cruelty free?

Cruelty Free 90s Sticker

O cruelty free, que muitas vezes é indicado por um selo com um coelho, aponta marcas que não fazem testes em animais. Para isso, elas também não podem terceirizar os testes ou usar matérias-primas de fornecedores que adotam a prática. Sim, nem todos os ingredientes de um produto vêm da empresa em questão. Além disso, em alguns países os testes em animais são obrigatórios por lei, como é o caso da China. Ou seja, a marca não deve comercializar seus produtos nestes locais.

Vegan Sticker for iOS & Android | GIPHY

Os itens veganos não levam nada de origem animal em sua composição e devem pertencer à marcas cruelty-free. Como o veganismo é também um movimento político, os adeptos dessa filosofia não querem financiar empresas que, embora tenham certos itens adequados, realizam testes em animais. Seguindo essa lógica, também não adianta comprar um produto vegano de uma marca que tem outros não veganos, né? Mas isso é adotado por pessoas que conseguem se adaptar, seja por questões financeiras ou por disponibilidade das marcas nas cidades onde moram.

Marcas veganas

Como você já deve ter percebido, se uma marca é vegana, ela já é cruelty free. Seria fácil identificá-las se existisse uma regulamentação bem definida no Brasil, o que não é o caso. O resultado? Como as pessoas passaram a se preocupar com isso nos últimos anos, muitos grupos têm se aproveitado para usar os selos como estratégia de marketing sem cumprir exigências básicas. Uma marca pode não realizar os testes em animais e só ter produtos veganos, mas ainda assim pertencer a grandes conjuntos empresariais que englobam outras marcas fora dessa lógica. Só um exemplo para ter uma noção.

Pensando nisso, uma entre as várias produtoras de conteúdo veganas que temos, a Ariane Ficher, mantém o trabalho de entrar em contato com as empresas e questioná-las sobre seus produtos. Ela não se contenta com respostas simples e pergunta sobre questões bem específicas. Nos baseamos nas marcas que ela já listou e garantiu que são veganas para indicar aqui para vocês. Tendo todo esse trabalhão de investigar as marcas, vale a visita ao blog em que as listas e as mensagens são divulgadas, o Ari Vegan, e também ao Instagram @ariveganbeauty.

Bora para a lista!

1. Jeitô

2. Sallve

3. Skala

4. Lola Cosmetics

5. Avora Cosméticos

6. Boni Natural

7. Arvensis Cosméticos Naturais

8. Kamaleão Color

9. Hidrabene

10. Vizzela Cosméticos

11. Orgânico Natural

12. Contente

13. Ciclo Cosméticos

14. Ultra Action

Marcas cruelty free

Infelizmente, ainda temos dificuldade de encontrar algumas dessas marcas totalmente veganas nos mercado e o preço também pode dificultar o acesso. Nem todo vegano consegue dar conta de tê-las em seu dia a dia e optam por marcas que não testam em animais e possuem produtos com ingredientes liberados. Veja algumas opções checadas pelo blog Ari Vegan!

1. Davene

2. Dailus

3. Griffus

4. Salon Line

5. Inoar

Apesar de parecer difícil se adequar à realidade vegana, não precisa pirar, viu? O veganismo não é uma lei com regras definidas e qualquer ação para seus adeptos já vale. Também há medidas diárias possíveis para ajudar o meio ambiente, que consequentemente preservam a vida dos animais.

Com o tempo, você vai conhecendo melhor as opções e consegue definir seus produtinhos básicos numa boa. Pode confiar! Sem contar que há alguns anos nem havia tanto interesse assim da indústria em se adaptar ao público vegano. Daqui a pouco teremos ainda mais alternativas para livrar os animais da crueldade!

sobre
o mesmo tema