Por Victor Viana
Dia da Terra: 5 coisas que você pode fazer pelo nosso planeta no dia a dia
Dia da Terra: 5 coisas que você pode fazer pelo nosso planeta no dia a dia
Neste dia 22 de abril é celebrado o Dia da Terra e apesar de parecer uma data daquelas que só é lembrada quando estamos na escola, é muito importante falar sobre ela. Afinal, é um momento para nos conscientizarmos sobre a situação do nosso planeta. Pensando nisso, o Purebreak trouxe 5 dicas de preservação do meio ambiente que podemos fazer no nosso dia a dia.

Nesta quinta-feira (22) é celebrado o Dia da Terra e é impossível não falar sobre o nosso meio ambiente. Afinal, a data, entre muitas coisas, também serve para nos fazer criar mais consciência e reflexão sobre a maneira que estamos cuidando do nosso planeta. Pensando nisso, o Purebreak trouxe 5 dicas muito tranquilas, fáceis de fazer no dia a dia e que, com certeza, também fazem a diferença.

1 - Um dia sem carne

Sabia que são necessários cerca de 10 mil litros de água para produzir meio quilo de carne? Bastante coisa, né? É óbvio que se você parar de consumir carne isso não vai fazer com que essa indústria para de produzir. No entanto, se criarmos um consenso de que é importante consumir menos carne, isso pode gerar um impacto. Você não precisa virar vegetariano ou vegano, mas é importante pensar sobre isso.

2 - Reduza o consumo de plástico

De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF), o Brasil produziu em 2018 cerca de 79 milhões de toneladas de lixo. 13,5% desse volume - ou 11,3 milhões de toneladas - era de plástico. O número faz com que o nosso país seja o quarto maior produtor de resíduos plásticos no mundo. O problema fica mais grave quando se descobre que apenas 1,28% desse material é reciclado. Ou seja, há muito plástico espalhado por aí, principalmente no mar.

Estamos falando de uma material que demora mais de 400 anos para se decompor e por isso é muito importante diminuir o seu consumo. A gente sabe que não dá pra evitar tudo o que é feito de plástico, mas é possível fazer substituições e reciclar o plástico que você já tem em casa criando novas utilidades para ele. Além disso, há muitas organizações que recolhem o material para fazer reciclagem.

3 - Reflita sobre as marcas que você consome!

Seria muita ingenuidade nossa acreditar que cada pessoa em sua casa é responsável pelo meio ambiente e ignorar as grandes corporações que promovem o desperdício de água, desmatamento e poluição. Por isso é muito importante ficar de olho nas marcas que a gente consome e pesquisar quais tem uma política de responsabilidade ambiental. É preciso cobrar e estar ciente que grandes empresas também têm o dever de cuidar do nosso planeta.

4 - Separe o seu lixo

A coleta seletiva é muito importante para a reciclagem e quando você faz isso dentro de casa, já está ajudando bastante. É importante separar o lixo orgânico daquilo que ainda pode ser reciclado. Além disso, você pode entrar em contato com a empresa que faz a coleta seletiva na sua cidade e trazer essa ideia para a sua rua ou até mesmo bairro.

5 - Consumo consciente

Será que você precisa mesmo de um celular novo? Sua mochila nova não aguenta mais um pouco antes de você comprar outra? É preciso mesmo ter tantos sapatos? A gente sabe que é legal se dar presentes e poder comprar o que a gente quer. Mas, é preciso ter consciência sobre o lixo que também é criado por conta da maneira que consumimos. Para onde vai o que você considera velho?

Então, além de pensar mais antes de comprar algo novo, o Purebreak também indica que você doe aquilo que não quer mais, assim você evita desperdícios e ainda ajuda outras pessoas.

sobre
o mesmo tema