Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
No dia 30 de junho de 2023, a Netflix adicionou ao seu catálogo um dos filmes mais esperados do ano: "Nimona". Uma verdadeira joia de animação adaptada de um quadrinho, que poderia nunca ter existido. E por um bom motivo, antes de chegar à plataforma de streaming, a Disney o cancelou no meio de sua produção.

O filme do verão na Netflix

"'Nimona' é uma incrível aventura de 98 minutos que combina perfeitamente ação impressionante, cenas profundamente tocantes e gags hilárias", diz Digity Spy, enquanto The Film Yap garante que é "o melhor filme de animação do ano até agora, impulsionado por uma mistura de Blade Runner no estilo Steampunk e uma fantasia arturiana". Do lado do Hollywood Reporter, o site está tão encantado que já declara: "Queremos uma sequência, por favor!"

Sim, com uma pontuação de 98% dos críticos e 85% do público no Rotten Tomatoes, Nimona de Nick Bruno e Troy Quane - adicionado nesta sexta-feira, 30 de junho de 2023 na Netflix, já é parte dos filmes do verão que você não pode perder de jeito nenhum. Uma surpresa? De forma alguma, considerando o talento da dupla que já nos deu o agradável filme de animação Les Incognitos (2019), mas também a qualidade do quadrinho homônimo de ND Stevenson publicado em 2015.

Um projeto cancelado no meio da produção...

Por outro lado, é um milagre? Absolutamente. Porque se Nimona está hoje pronto para encantar o público transportando-o para uma aventura tão emocionante quanto fascinante, deve-se saber que este filme poderia nunca ter sido realizado. O motivo? Uma decisão tão dramática quanto frustrante por parte... da Disney. Em 2015, foi a Blue Sky - o estúdio por trás da saga cult Ice Age e Rio, que anunciou estar à frente de tal projeto. No entanto, após a aquisição da 20th Century Fox (proprietária da Blue Sky) pela Disney, este filme foi simplesmente cancelado no meio de sua produção pela casa do Mickey.

Por que motivo? Oficialmente, o grupo que já produz seus filmes de animação com a Disney e a Pixar, afirmou não precisar de um terceiro estúdio em sua companhia e, portanto, preferiu fechá-lo em 2021 para economizar dinheiro, mesmo que isso significasse jogar fora todos os seus projetos em andamento. Extraoficialmente, a razão seria um pouco diferente. Enquanto os observadores notaram que a Disney não hesitou em continuar a produção do filme Ice Age: The Adventures of Buck Wild (lançado em 2022 no Disney+), há rumores de que o grupo na verdade não se sentia confortável com os temas muito fortes de Nimona, ligados à comunidade LGBTQIA+.

... mas milagrosamente salvo

Felizmente, enquanto a produção estava em um estágio bem avançado e este filme estava entre os mais esperados no setor por causa de seu universo e das promessas criativas a seu respeito, o produtor Annapurna Pictures (Missing Link, Vice, Her) soube detectar a oportunidade em 2021 ao adquirir os direitos, antes de se associar ao estúdio DNEG Animation (Ron Desvenda) em 2022 e encontrar um acordo de distribuição com a Netflix que, completamente fã do projeto, queria absolutamente adicioná-lo ao seu catálogo.

Um resgate inesperado para este filme que se pensava condenado a permanecer inacabado, que foi imediatamente celebrado por ND Stevenson. No Twitter, em 2022, ele declarou: "'Nimona' sempre foi focada em uma heroína intrépida que não sabe quando parar. Ela é uma lutadora, mas também pode contar com pessoas incríveis para lutar por ela. Estou mais do que animado em anunciar que o filme Nimona ainda está vivo e chegará em 2023!"

E enquanto a Disney/Pixar está atualmente enfrentando um grande fracasso no cinema com o lançamento de Elementary, seu novo projeto interno (apenas 131 milhões de dólares foram coletados no box office mundial em duas semanas), um sucesso de Nimona na Netflix seria um belo revés para os líderes que não acreditaram nele.

Sobre o que é Nimona? Para se absolver de um terrível crime que não cometeu, um famoso cavaleiro recorre aos serviços de Nimona, uma adolescente impulsiva metamorfa que frequentemente causa caos em seu caminho. O twist? Ela poderia realmente ser o monstro... que ele jurou derrotar.

sobre
o mesmo tema