Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Muitas pessoas bloqueiam as publicidades do Youtube com a ajuda de bloqueadores de vídeo. Assim, a empresa está empenhada em dificultar isso.

É um segredo aberto que mais de um usuário da Internet navega no YouTube usando um bloqueador de vídeo para evitar seus anúncios. Os fãs sabem disso, e o YouTube também. Por isso, o Google decidiu experimentar uma medida extra: lembrar aos usuários que os bloqueadores de anúncios são proibidos e incentivá-los a desativá-los ou a pagar pelo YouTube Premium.

Agora, essa medida está se tornando muito mais séria e acrescentando um ultimato. O YouTube não pedirá mais apenas que você pare de usar um bloqueador de anúncios ou pague pelo serviço premium, mas bloqueará seu player após o terceiro vídeo que você quiser reproduzir com um bloqueador de anúncios ativo.

"A reprodução pode ser desativada em casos extremos"

O aviso foi visto pela primeira vez no Reddit, onde o usuário Reddit_n_Me o compartilhou. "O player de vídeo travará depois de três vídeos", afirma claramente, acrescentando que isso acontecerá "a menos que o YouTube seja adicionado à lista de permissões do bloqueador ou que o bloqueador seja desativado".

O serviço confirmou esse gesto por meio de um porta-voz e do BleepingComputer, usando o mesmo argumento que já tinha sido usado antes: "Estamos realizando um pequeno experimento globalmente que pede aos espectadores com bloqueadores que aceitem anúncios na plataforma ou experimentem o YouTube Premium." [...] "A reprodução pode ser temporariamente desativada em casos extremos".

Quais são esses casos extremos?

Esses casos extremos, de acordo com o YouTube, seriam aqueles usuários que decidem continuar usando um bloqueador depois de terem recebido o aviso várias vezes. É um gesto que a empresa "leva muito a sério", e insiste nas soluções já discutidas para evitá-lo. O The Verge também recebeu a mesma mensagem de Oluwa Falodun, outra porta-voz.

Experimentos como esse, por exemplo, restringindo a qualidade 4K a usuários pagantes, não foram muito bem-sucedidos. Mesmo assim, o Google não deve ter motivos para reclamar: em novembro de 2022, eles anunciaram que haviam ultrapassado 80 milhões de assinantes do serviço Premium e do YouTube Music. 30 milhões desses 80 milhões de assinantes foram alcançados nos últimos 12 meses.

Na Brasil, o YouTube Premium custa R$ 24,90 por mês. Além de remover oficialmente os anúncios, essa taxa também permite que você assista ao conteúdo do serviço em segundo plano em dispositivos móveis ou até mesmo faça o download.

sobre
o mesmo tema